Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Joaquim Nabuco

242 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Joaquim Nabuco, de Angela Alonso
Informações técnicas

Autor: Angela Alonso
Coleção: Perfis Brasileiros
Páginas: 400
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

Este volume da coleção Perfis Brasileiros está dedicado à biografia, à atuação pública e à obra do intelectual, diplomata, jornalista e político Joaquim Nabuco (1849-1910). Pertencente à geração de 1870 - da qual fazem parte Tavares Bastos, Rui Barbosa e André Rebouças, entre outros -, Nabuco vive a crise política do Segundo Reinado, que assiste à desagregação da ordem política imperial. Formado pelo pai na política e na gramática monarquista, e próximo dos grupos reformistas da segunda metade do século XIX (a maior parte deles organizados em torno da República e da abolição), Nabuco expressa, em sua biografia, em sua obra e no desempenho parlamentar, os dilaceramentos de figuras premidas entre os anseios de modernização do país e o desejo de manutenção da ordem aristocrática. "Vivendo numa era de mudanças, expressou-a existencialmente", afirma Angela Alonso, "oscilando entre a devoção à sociedade aristocrática e o empenho em reformas modernizadoras, que fatalmente a destruiriam". O perfil de Nabuco que o livro projeta deixa entrever as múltiplas identidades do personagem: menino de engenho na primeira infância; dândi na mocidade; político na maturidade. Menos do que incongruências, a análise destaca as compatibilidades entre o aprendizado nos salões e o desempenho na diplomacia e na política. O que não significa descartar tensões e ambivalências que se revelam nos titubeios amorosos, nas divisões partidárias e nas crises pessoais e intelectuais de Nabuco.

Historiador
Angela Alonso

Angela Alonso nasceu em 1969. Professora do Departamento de Sociologia da USP e pesquisadora do Cebrap, é autora de Idéias em movimento. A geração de 1870 na crise do Brasil - Império (Paz e Terra, 2002), trabalho premiado como melhor tese de doutoramento pela Associação de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e CNPq, em 2001.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Joaquim Nabuco
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.