Autor: Time-Life Books
Título original: Greece: Temples, Tombs, & Treasures
Coleção: Civilizações Perdidas
Páginas: 168
Editora: Abril Coleções
Ano da edição: 1998
Idioma: Português
Edição de luxo com , dezenas de belíssimas ilustrações coloridas e em preto branco em papel cuchê. Contém: A descoberta de uma terra de gigantes e o reencontro com o passado; Um novo dia ilumina a Grécia, a vida pública e a vida privada; Atena, a oitava maravilha do mundo; Tesouros nas profundezas; O mundo grego, um sonho que se realiza; Uma descoberta fabulosa.
TIME-LIFE. Civilizações Perdida - Grécia: Templos, túmulos e tesouros. Rio de Janeiro: Abril Coleções, 1998.
Esse livro sobre a História da Grécia faz parte da coleção Civilizações Perdidas, publicada no Brasil pela editora Abril. A obra não é escrita por historiadores, mas por uma equipe da Time-Life. Entretanto, a produção contou com três consultores especialistas da área: John Boardman (especialista em Grécia Antiga e professor da Universidade de Oxford), Robert Lindley Vann (especialista em História da arquitetura grega e romana) e Barbara A. Barletta (professora adjunta de História da arte na Universidade da Flórida).
A obra não tem por objetivo apresentar a História da Grécia Antiga, mas se propõe narrar detalhes sobre alguns tópicos mais específicos sobre cada um dos períodos da História dessa civilização. A obra dá muito destaque para os relatos de descobertas arqueológicas. Mas as descrições de alguns achados, e o papel que os arqueólogos desempenharam no estudo da Grécia Antiga, são um pouco arrastados.
No geral a obra é regular, não chama atenção pelo conteúdo. Além disso, acredito que as pessoas que não conhecem a História da Grécia Antiga se sentirão muito perdidas ao ler esse livro. O autor não dedica nenhum tempo a fornecer uma cronologia básica dos eventos para que o leitor se situe no tempo, apenas apresenta achados arqueológicos de diversos períodos diferentes, e dedica mais tempo comentando as aventuras dos arqueólogos modernos, do que realmente analisando a antiga sociedade grega.
É um livro para quem já tem algum conhecimento da civilização grega e deseja conhecer alguns detalhes das escavações e da história dos arqueólogos na Grécia Antiga. Mas mesmo nesse aspecto a obra não é muito informativa, o livro é curto, são apenas 168 páginas. Mesmo sem gostar muito do livro, levei apenas dois dias para lê-lo.
Abaixo apresento um resumo de cada um dos capítulos da obra, todos eles contam com um Ensaio no final, onde são apresentadas informações em uma seção mais ilustrativa. O livro também conta com cerca de 12 quadros espalhados ao longo dos capítulos, cada um deles também apresenta rapidamente alguns temas interessantes que foram citados na obra.
Esse capítulo descreve os primórdios da arqueologia da civilização grega. Comenta a relação dos estudiosos europeus com os turcos otomanos (que dominaram a região até 1832), o trabalho dos primeiros arqueólogos ingleses (destaque para o Conde de Elgin) e alemães, e a mudança da política grega com relação aos achados arqueológicos com a Convenção de Olímpia de 1874.
Ensaio: Reencontro com o passado
A invenção da fotografia e as primeiras fotos das ruínas de Atenas.
Aqui o livro se debruça sobre a História grega desde a civilização minóica (da Ilha de Creta) até o surgimento das Cidades-Estado. O capítulo apresenta os diversos padrões de cerâmicas da Grécia Antiga, fala sobre a colonização grega nos primórdios, as esculturas do Período Arcaico (Kouros) e o desenvolvimento da escrita, das leis e a criação dos Jogos Olímpicos.
Ensaio: Vida pública e vida privada
Detalhes da vida na Atenas Clássica, comentando os seguintes tópicos: educação, mulheres, simpósios, atletas, profissões e oráculos.
Todo um capítulo dedicado a cidade de Atenas no período Clássico. O autor comenta a extração das minas de prata de Laurion, as principais reformas políticas com Sólon, Pisístrato e Clístenes (de forma superficial), faz alguns comentários rápidos sobre a democracia ateniense e depois passa o resto do capítulo descrevendo as ruínas da Acrópole e da Ágora, e as diversas reformas realizadas nas últimas décadas.
Ensaio: Tesouro nas profundezas
Alguns comentários sobre os achados de estátuas de bronze gregas no Mar Mediterrâneo, com detalhes do processo de restauração e fotos grandes das principais: Cabeça de Porticello, Efebo de Maratona, Zeus de Artemisium, Bronzes de Riace.
Um capítulo sobre o mundo de Alexandre o Grande e o período Helenístico. O autor faz pela primeira vez um relato histórico, citando eventos da vida de Filipe II e Alexandre o Grande. Depois fala sobre a descoberta de Ai Khanoum (cidade helenística no Afeganistão), a cidade de Alexandria e finaliza a obra com a interessante história da descoberta do Altar de Zeus de Pérgamo, atualmente no Museu de Berlim.
Ensaio: Uma descoberta fabulosa
Imagens maiores dos objetos do túmulo macedônio de Vergina, que pode ser o túmulo perdido de Filipe II.
Resenha escrita em 22/02/2019.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.