Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

História da vida privada no Brasil - Vol.2 Império: a corte e a modernidade nacional

971 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História da vida privada no Brasil - Vol.2, de Fernando A. Novais e Luiz Felipe de Alencastro (org.)
Informações técnicas

Autor: Fernando A. Novais e Luiz Felipe de Alencastro (org.)
Coleção: História da vida privada no Brasil
Páginas: 560
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1997
Ano da edição: 2008
Idioma: Português

Sinopse

Este segundo volume documenta as práticas cotidianas dos brasileiros do século 19. Descreve ss relações entre senhores e escravos, os modos de vida dos migrantes e dos imigrantes europeus, revela quais eram as angústias familiares dos senhores de engenho, mostra como acontecia a propagação das modas européias, como eram as festas, os enterros, os gestos e as roupas. Com muitas ilustrações, a obra reúne gravuras, aquarelas, pinturas e algumas das mais antigas fotografias feitas no país, que retratam missas, passeios, paisagens e eventos como a comemoração pelo fim da Guerra do Paraguai e a seca de 1877-78. A organização do volume é de Luiz Felipe de Alencastro.

Historiador
Fernando A. Novais

Fernando Antônio Novais é um historiador, professor e escritor paulista nascido em Guararema em 1933. Graduou-se em História em 1958, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela mesma instituição, começou o que seria sua tese de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), defendida em 1973. Foi professor da USP e da Unicamp. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil. Suas duas obras mais famosas são Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial (séculos XVI-XVIII) e Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808).

Historiador
Luiz Felipe de Alencastro

Luiz Felipe de Alencastro é um historiador e cientista político brasileiro nascido em 1946. Formou-se em História e Ciências Políticas na Universidade de Aix-en-Provence e doutorou-se em História na Universidade de Paris X - Nanterre. Foi professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (1986-2000). A partir de 2000, foi professor titular da cátedra de História do Brasil da Universidade de Paris-Sorbonne. Desde desde de 2014 é professor emérito da Universidade de Paris Sorbonne e professor da Escola de Economia da FGV de São Paulo, onde dirige o Centro de Estudos do Atlântico Sul. Sua obra mais famosa é o livro O Trato dos Viventes.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Império
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.