692 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Fernando A. Novais e Nicolau Sevcenko (org.)
Coleção: História da vida privada no Brasil
Páginas: 724
Editora: Companhia das Letras
Ano da edição: 1999
Idioma: Português
Escovar os dentes, jogar a caneta fora quando a tinta acaba, ir ao cinema, lavar a própria louça ou remunerar uma empregada doméstica para fazer isso, tomar refrigerante gelado, jogar futebol, acender o cigarro da namorada... A Coleção História da vida privada no Brasil chega ao século XX. As amplas transformações tecnológicas do final do século XIX, o declínio do Império, a emancipação dos escravos, o advento do regime republicano, a chegada dos grandes contingentes de imigrantes vindos de todas as partes do mundo, as migrações internas, o adensamento populacional nas cidades: nunca antes houve tantas mudanças em tão pouco tempo. Os sete capítulos de República: da Belle Époque à era do rádio, terceiro volume da Coleção História da vida privada no Brasil, focalizam as novas práticas e hábitos de consumo surgidos em meio a essas mudanças.
Fernando Antônio Novais é um historiador, professor e escritor paulista nascido em Guararema em 1933. Graduou-se em História em 1958, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela mesma instituição, começou o que seria sua tese de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), defendida em 1973. Foi professor da USP e da Unicamp. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil. Suas duas obras mais famosas são Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial (séculos XVI-XVIII) e Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808).
Nicolau Sevcenko (1952-2014) foi um historiador e professor brasileiro, filho de imigrantes vindos da região da Ucrânia, formou-se em História USP, em 1975, e se dedicou ao estudo da cultura brasileira e do desenvolvimento de cidades. Lecionou até 2012, ano em que se aposentou.
Esse livro ainda não foi resenhado.