Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

História do Positivismo no Brasil

190 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História do Positivismo no Brasil, de Ivan Lins
Informações técnicas

Autor: Ivan Lins
Coleção: Brasiliana
Páginas: 669
Editora: Companhia Nacional
Ano da edição: 1964
Idioma: Português

Sinopse

Esta obra é certamente a mais completa sobre o Positivismo no Brasil. Trata fundamentalmente da difusão dessa corrente filosófica criada por Auguste Comte. O autor recolheu muitos depoimentos e compulsou grande número de documentos e extensa bibliografia. Obra de grande erudição, foi escrita em estilo agradável. O autor escreve no prefácio: “Já chegou o momento de se considerar a influência do Positivismo no Brasil como um fato social a ser encarado e investigado como critério histórico idealizado por Tácito – sine ira ac studio – sem ódio nem amor, isto é, sem ranger de dentes e sem ditirambos apologéticos.”

Político
Ivan Monteiro de Barros Lins

Ivan Monteiro de Barros Lins (1904-1975) foi um político brasileiro. Nasceu em Belo Horizonte e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1917, onde formou-se em medicina, em 1930, já adepto do positivismo. Foi um dos maiores defensores e divulgadores da filosofia positivista no Brasil, tornando-se assíduo conferencista e articulista em diversos jornais. Foi secretário da Estação Experimental de Combustíveis e Minérios, em 1932. Em 1937, tornou-se professor de história da filosofia da Faculdade de Direito da Universidade do Brasil. Durante a Era Vargas, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União, do qual foi presidente. Integrou uma representação cultural brasileira, no Uruguai, em 1940.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil República
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.