652 visualizações | 0 comentário(s)
Título traduzido: Exércitos da Guerra da Tríplice Aliança 1864-1870
Autor: Gabriele Esposito
Coleção: Osprey - Men-at-Arms
Páginas: 49
Editora: Osprey Publishing
Primeira publicação: 2015
Ano da edição: 2015
Idioma: Inglês
A Guerra da Tríplice Aliança é o maior confronto isolado da história da América do Sul. Colocando Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai em conflito, a guerra foi caracterizada por taxas de mortes extraordinariamente altas e moldaria o futuro de todo um continente – despovoando o Paraguai e estabelecendo o Brasil como a potência militar predominante. Apesar da importância da guerra, poucas informações estão disponíveis em inglês sobre os exércitos que a lutaram. Este livro analisa os combatentes das quatro nações apanhadas na guerra, contando a história dos homens que lutaram em cada lado. Obra ilustrada com pinturas contemporâneas, gravuras e fotografias antigas.
Gabriele Esposito é um pesquisador italiano e um estudante de história militar de longa data. Seu principal campo de pesquisa são os militares da América Latina do século 19, mas seus interesses vão desde o mundo antigo até os conflitos pós-coloniais modernos. Ele publicou vários trabalhos no Reino Unido pela Editora Osprey e é um colaborador regular de muitas revistas especializadas.
ESPOSITO, Gabriele. Armies of the War of the Triple Alliance 1864-70. Oxford: Osprey, 2015.
Exércitos da Guerra da Tríplice Aliança 1864-1870 é uma obra escrita pelo historiador italiano Gabriele Esposito e publicada pela editora inglesa Osprey Publishing. O livro está disponível apenas em versões em inglês e faz parte da coleção "Men-at-Arms" que se dedica a apresentar a organização dos exércitos, táticas e armamentos usados em diversos conflitos históricos.
O livro se divide nos seguintes capítulos, que têm títulos bem auto-explicativos:
A obra é bem escrita e os textos são de leitura agradável, especialmente nos primeiros capítulos que se dedicam a descrever a guerra e as suas diversas etapas. O capítulo "Operações militares" narra todo o desenrolar do conflito e as principais batalhas entre 1864-1870. O capítulo sobre a questão naval (Operações Navais) também é bastante interessante e descreve bem a estratégia naval paraguaia e os seus problemas. E os quatro capítulos finais apresentam uma descrição de cada um dos quatro exércitos envolvidos na guerra.
A obra também conta com alguns bons mapas. Confira abaixo:
Acho que a obra deixa a desejar especialmente no seu tema central. Embora o livro apresente, nas suas primeiras páginas, um excelente resumo do conflito, quando chega a hora de realmente falar dos "Exércitos da Guerra" (que dão o título ao livro), o autor faz um resumo bem superficial e sem graça, e não entra em detalhes sobre absolutamente nada.
Cita rapidamente a organização de cada um dos exércitos e seus números. Depois fala muito rapidamente das suas táticas (1 parágrafo ou 2, no máximo) e, para finalizar, relata rapidamente quais eram as armas usadas pelos exércitos. Essa parte das armas era a que eu mais tinha interesse, mas o autor apenas cita alguns nomes e não fala nada sobre a questão de fornecimento de armas, munições, utilização, mantenimento, etc. É bem decepcionante, até porque muitas dessas armas foram utilizadas em grandes conflitos europeus e norte-americanos, como a Guerra Civil Americana, e por isso não seria tão difícil apresentar mais informações sobre o tema.
O livro também não apresenta fotos das armas utilizadas no conflito, mas eu fiz uma pesquisa e encontrei a maior parte delas e adicionei as fotos às minhas anotações de leitura.
Assim como outros exemplares da Osprey, essa obra conta com ilustrações produzidas por um ilustrador moderno, nesse caso, Giuseppe Rava. Confira as imagens abaixo:
Embora o livro seja curto, acho que ele é uma boa fonte para entender o desenrolar do conflito, já que muitas obras disponíveis por aí falham em traçar um panorama geral da guerra e dão pouco destaque para o aspecto militar. As principais batalhas são facilmente compreendidas e a cronologia dos eventos fica bem clara com as explicações fornecidas pelo autor. Apenas fica a crítica pela análise rasa quando da descrição dos exércitos envolvidos.
O autor também escreveu uma outra obra sobre o conflito. The Paraguayan War 1864-1870, é uma obra maior, com 97 páginas, e que se dedica mais a narração de toda a campanha militar (já que o livro faz parte de uma coleção chamada Campanha). Essa obra apresenta mapas mais detalhados das batalhas e vai mais a fundos nos eventos de todo a guerra, focando sempre na questão militar. Talvez seja uma recomendação melhor. Pretendo ler esse livro no futuro.
Armies of the War of the Triple Alliance 1864-70 também está disponível na Library Genesis. Quem tiver interesse em saber informações detalhadas sobre o conteúdo do livro pode conferir minhas anotações de leitura e as fotos da obra, links para ambos na tarja acima dessa resenha.
Resenha escrita em 29/11/2022.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.