Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Outros temas de História

Lanchas de Ataque

471 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Lanchas de Ataque, de Antony Preston
Informações técnicas

Autor: Antony Preston
Título original: Strike Craft
Coleção: Navios de Guerra
Páginas: 64
Editora: Ao Livro Técnico
Primeira publicação: 1982
Ano da edição: 1983
Idioma: Português

Sinopse

Há cerca de um século, o mundo seguro dos grandes navios de guerra foi ameaçado pelo desenvolvimento dos pequenos e velozes barcos de torpedo. Na 1° Guerra Mundial, os Barcos Motorizados Costeiros da Marinha Real operaram ao largo da linha costeira alemã em uma série de escaramuças ousadas. Seu grande momento, porém, aconteceu durante a guerra contra a Rússia bolchevista, quando os torpedeiros penetraram as defesas de Kronstadt para atacar os encouraçados da Bacia do Báltico.

O Mar do Norte e o Canal da Mancha foram as áreas de batalha dos torpedeiros alemães e britânicos durante a 2° Guerra Mundial. As rotas de comboio da costa leste da Grã-Bretanha ficaram de fato conhecidas como "Passagem dos Torpedeiros", um tributo às depredações dos Schnellboote alemães. No Pacífico, os torpedeiros da Marinha Americana combateram muito, notadamente ao largo de Guadalcanal, onde o futuro Presidente John F. Kennedy viu de perto a morte quando o PT-109 foi cortado ao meio por um destróier japonês. Hoje, as embarcações velozes de ataque são armadas com mísseis teleguiados, e sua eficácia foi demonstrada em 1967 quando o destróier Eilat de Israel foi afundado pelos mísseis do barco egípcio da Classe Komar.

A movimentada história da embarcação de ataque é escrita pelo eminente historiador naval britânico Antony Preston. Seu texto vivo é realçado por muitas ilustrações coloridas e em preto e branco. Lanchas de Ataque é um livro que não pode faltar na biblioteca de todo entusiasta por navios e guerra naval.

Historiador
Antony Preston

Antony Preston (1938-2004) foi um historiador e editor naval inglês, especializado na área de história naval e design de navios de guerra dos séculos XIX e XX. Depois de se tornar um evacuado durante a guerra, ele foi educado na África do Sul na Escola King Edward VII, em Joanesburgo, e na Universidade de Witwatersrand. Em seu retorno à Inglaterra, ele passou alguns anos no National Maritime Museum, Greenwich, antes de se tornar editor do periódico "Defence". Durante a década de 1970, ele foi contratado por uma editora especializada, a Conway Maritime Press, como editor do anuário do Warship. Ele também produziu o boletim especializado Navint. No início dos anos noventa, assumiu o cargo de editor-chefe da revista Naval Forces no grupo editorial alemão Mönch. Ele saiu para retomar como editor da Warships em 1996. Antony Preston morou em Londres até sua morte em 2004. Antony Preston foi um prolífico autor de livros e artigos, e publicou sobre assuntos que vão desde a Revolução Americana até o poder marítimo moderno. Ele escreveu sobre história militar geral, bem como a maioria dos aspectos da história naval e assuntos navais modernos.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre História Militar
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.