Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

A retirada da Laguna

479 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A retirada da Laguna, de Visconde de Taunay
Informações técnicas

Autor: Visconde de Taunay
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 182
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1871
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

Alfredo d’Escragnolle Taunay, mais conhecido como Visconde de Taunay, escreveu o clássico Inocência, uma das expressões do regionalismo romântico no século XIX. Estudioso, pesquisador, espírito inquieto, intelectual de formação impecável, Taunay narra com estilo envolvente a heroica retirada da região paraguaia de Laguna. O lugar fora atacado precipitadamente por tropas brasileiras. O coronel Camisão, em meio à falta de suprimentos, informações e forças de cavalaria, bateu em retirada junto com 1300 homens famintos, em terreno desfavorável, combalidos psicologicamente pela derrota e fisicamente por epidemias. É um relato emocionante e rigoroso, fruto da observação e do diário de campanha com as anotações feitas por Taunay no fragor da luta e na retirada honrosa, que causou 700 baixas, em “35 dias de dolorosa memória”

Fonte primária
Visconde de Taunay

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay (1843-1899), primeiro e único visconde de Taunay, foi um nobre, escritor, músico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo brasileiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a Cadeira n.° 13.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra do Paraguai
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.