2,5 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Robert B. Kebric, Ori Z. Soltes
Título original: What life was like when Rome ruled the world
Coleção: Grandes civilizações do passado
Páginas: 168
Editora: Folio
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Mais um livro da série Grandes Civilizações do Passado, da editora Folio.
Robert B. Kebric é professor de História na Universidade de Louisville.
Ori Z. Soltes ensina teologia, filosofia e história da arte na Universidade de Georgetown.
KEBRIC, Robert B. e SOLTES, Ori Z. O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo. Barcelona: Folio, 2008.
O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo é uma obra sobre a Roma Antiga, e é mais voltada para a questão da vida cotidiana. O livro é curto, são apenas 168 páginas com muitas ilustrações e seções especiais, então a quantidade de textos é limitada. E, embora haja um enfoque mais cultural, há vários textos de introdução sobre a organização política e os conflitos que levaram à transição da república para o império.
O livro é dividido em quatro capítulos, e abaixo apresento um resumo rápido de cada um deles. Para informações mais detalhadas sobre o contéudo da obra, leia minhas anotações de leitura e veja as fotos do livro (links acima):
Na introdução do livro os autores apresentam um resumo da história política romana desde Enéias até a queda do império em 476 a.C. Nesse primeiro capítulo, eles se focam na questão política, em especial o período que marca a transição da república para o império. Quase todo o capítulo fala sobre Júlio César, Bruto e Augusto.
Nesse capítulo os autores realmente começam a falar mais da questão da vida cotidiana, do trabalho e da organização social. Relatando algumas histórias de vida de certos romanos, e mostram como os escravos e os trabalhadores eram vistos nessa sociedade.
O capítulo finaliza com uma descrição de Pompéia, uma cidade romana que se conservou para a posteridade, e que mostra como os romanos frequentavam tabernas, lavanderias e termas.
Esse capítulo fala do exército romano, as suas transformações ao longo dos anos (principalmente com as reformas de Augusto) e o recrutamento, treinamento e dia-a-dia dos legionários. Os autores explicam porque o exército romano era tão eficiente, se baseando no estudo de dois casos: as rebeliões do exército no reinado de Tibério e a rebelião dos judeus na Judéia.
O livro também fala sobre a questão da manutenção do império no século 2, quando os romanos construiram muralhas ao norte da Britânia, e os autores fazem um relato sobre a vida no acampamento Vindolanda, próximo a atual Escócia.
Os autores finalizam a obra com um capítulo inteiro dedicado aos jogos romanos. Os espetáculos de entretenimento na Roma Antiga aconteciam em três locais: nos circos, nas arenas e nos teatros. O livro fala das corridas de cavalos no circo entre as diferentes facções, o amor dos romanos pelas corridas e as apostas e prêmios que traziam altos ganhos aos envolvidos.
Também trata das venationes e dos combates de gladiadores na arena; e finaliza falando sobre as peças e pantomimas nos teatros romanos, que foram populares no período republicano, mas rapidamente perderam popularidade diante da concorrência das arenas e do circo.
O livro apresenta três ensaios, tratando da moradia, do trabalho e dos deuses. Esses ensaios são compostos de cerca de 10 páginas cada, com muitas fotos grandes e alguns textos explicativos.
A obra é boa mas será especialmente interessante para quem está começando a estudar o tema. Para aqueles que já tem um bom conhecimento sobre o tema, não há realmente nada de novo. Embora as fotos sejam interessantes, os textos são rasos e simples.
Pessoalmente, eu até gostei dos capítulos sobre os jogos e da descrição da vida em Pompéia, e alguns estudos de casos apresentados no capítulo 2 foram realmente interessantes. De qualquer forma, o livro tem uma fonte grande e é bastante ilustrado, então a leitura é rápida. Li essa obra em apenas uns três dias.
Resenha escrita em 26/02/2020.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.