O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo

Livros > Roma Antiga  |  568 visualizações

Capa do livro O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo, de Robert B. Kebric, Ori Z. Soltes
Autor: Robert B. Kebric, Ori Z. Soltes
Título original: What life was like when Rome ruled the world
Páginas: 168
Editora: Folio
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Mais um livro da série Grandes Civilizações do Passado, da editora Folio.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

KEBRIC, Robert B. e SOLTES, Ori Z. O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo. Barcelona: Folio, 2008.

O Império Romano: a vida quando Roma dominava o mundo é uma obra sobre a Roma Antiga, e é mais voltada para a questão da vida cotidiana. O livro é curto, são apenas 168 páginas com muitas ilustrações e seções especiais, então a quantidade de textos é limitada. E,  embora haja um enfoque mais cultural, há vários textos de introdução sobre a organização política e os conflitos que levaram à transição da república para o império.

O livro é dividido em quatro capítulos, e abaixo apresento um resumo rápido de cada um deles. Para informações mais detalhadas sobre o contéudo da obra, leia minhas anotações de leitura e veja as fotos do livro (links acima):

1. A Luta pelo poder

Na introdução do livro os autores apresentam um resumo da história política romana desde Enéias até a queda do império em 476 a.C. Nesse primeiro capítulo, eles se focam na questão política, em especial o período que marca a transição da república para o império.  Quase todo o capítulo fala sobre Júlio César, Bruto e Augusto.

2. Romanos orgulhosos de todas as classes

Nesse capítulo os autores realmente começam a falar mais da questão da vida cotidiana, do trabalho e da organização social. Relatando algumas de história de vida de certos romanos, eles mostram como os escravos e os trabalhadores eram vistos nessa sociedade.

O capítulo finaliza com uma descrição de Pompéia, uma cidade romana que se conservou para a posteridade, e que mostra como os romanos frequentavam tabernas, lavanderias e termas.

3. As lutas no exército de César

Esse capítulo fala do exército romano, as suas transformações ao longo dos anos (principalmente com as reformas de Augusto) e o recrutamento, treinamento e dia-a-dia dos legionários. Os autores explicam porque o exército romano era tão eficiente, se baseando no estudo de dois casos: as rebeliões do exército no reinado de Tibério e a rebelião dos judeus na Judéia.

O livro também fala sobre a questão da manutenção do império no século 2, quando os romanos construiram muralhas ao norte da Britânia, e os autores fazem um relato sobre a vida no acampamento Vindolanda, próximo a atual Escócia.

4. A glória dos jogos

Os autores finalizam a obra com um capítulo inteiro dedicado aos jogos romanos. Os espetáculos de entretenimento na Roma Antiga aconteciam em três locais: nos circos, nas arenas e nos teatros. O livro fala das corridas de cavalos no circo entre as diferentes facções, o amor dos romanos pelas corridas e as apostas e prêmios que traziam altos ganhos aos envolvidos.

Também trata das venationes e dos combates de gladiadores na arena; e finaliza falando sobre as peças e pantomimas nos teatros romanos, que foram populares no período republicano, mas rapidamente perderam popularidade diante da concorrência das arenas e do circo.

Ensaios

O livro apresenta três ensaios, tratando da moradia, do trabalho e dos deuses. Esses ensaios são compostos de cerca de 10 páginas cada, com muitas fotos grandes e alguns textos explicativos.

Uma das páginas dos ensaios ilustrados.

A obra é boa mas será especialmente interessante para quem está começando a estudar o tema. Para aqueles que já tem um bom conhecimento sobre o tema, não há realmente nada de novo. Embora as fotos sejam interessantes, os textos são rasos e simples.

Pessoalmente, eu até gostei dos capítulos sobre os jogos e da descrição da vida em Pompéia, e alguns estudos de casos apresentados no capítulo 2 foram realmente interessantes. De qualquer forma, o livro tem uma fonte grande e é bastante ilustrado, então a leitura é rápida. Li essa obra em apenas uns três dias.

Resenha publicada em 26/02/2020.

Robert B. Kebric

Robert B. Kebric é professor de História na Universidade de Louisville.

Historiador(a)

Ori Z. Soltes

Ori Z. Soltes ensina teologia, filosofia e história da arte na Universidade de Georgetown.

Historiador(a)
Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Roma Antiga

Indro Montanelli

História de Roma

Mary Beard

SPQR - Uma História da Roma Antiga

Greg Woolf

Roma: a História de um Império

Jacqueline Morley

Fique por Dentro da História: A Vila Romana

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.