Autor: William Bynum
Título original: The History of Medicine: A Very Short Introduction
Coleção: Encyclopaedia
Páginas: 186
Editora: L&PM
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
Entre os vários campos do conhecimento humano que mais avanços registraram nas últimas décadas, a medicina abre o século XXI com níveis quase inimagináveis de sofisticação que não raro lembram filmes de ficção científica. Resgatando a trajetória desta área do saber, William Bynum, professor emérito da University College, de Londres, refaz o caminho da história da prática médica salientando alguns dos seus momentos-chave, como os primeiros procedimentos cirúrgicos, o aparecimento dos hospitais, a introdução da anestesia, do raio X, das vacinas - sem deixar de lado polêmicas e debates éticos. História da medicina causará tanto deslumbramento quanto os mais modernos avanços médicos, que incessantemente redefinem os limites da vida e da morte.
William Bynum é professor emérito de história da medicina da University College London. É autor e editor de diversos livros na área, entre os quais História da medicina (L&PM POCKET, 2011), Great Discoveries in Medicine (Thames & Hudson, 2011) e Dictionary of the History of Science (Princeton University Press, 1981).
BYNUM. William. História da Medicina. Porto Alegre: L&PM, 2011.
História da Medicina é uma obra que se dedica ao estudo do desenvolvimento das ciências médicas e da profissão de médico desde à Grécia Antiga até o final do século 20.
Já havia lido essa obra em 2017 mas, como não havia feito anotações na época, decidi reler o livro em 2023. Na minha primeira leitura, mais displicente, achei a obra interessante. Mas agora, na releitura, percebi muitos problemas.
Essa obra de William Bynum é estranha. Ao invés de organizar a obra por ordem cronológica, o autor criou estranhos eixos temáticos, que são "explicados" em uma confusa tabela no início do livro. O livro dá um foco muito pequeno às grandes descobertas e às grandes inovações de cada período. E o autor fala muito sobre a relação médico-paciente, embora não tenha nada de muito interessante para comentar sobre o tema.
Há um uso desnecessário de palavras e jargões técnicos e o livro parece escrito para outros médicos e não para o grande público, embora seja divulgado como uma obra o público geral. Mas há alguns bons trechos no livro. Algumas passagens que me chamaram a atenção foram:
São todos trechos interessantes, mas principalmente por se tratarem de temas que geram interesse, não tanto por uma escrita primorosa do autor. A obra tem suas passagens agradáveis, mas no geral é bagunçada, cheia de jargões técnicos e com muitos capítulos chatos e sem grandes informações úteis.
Acredito que devam existir livros muito melhores sobre o tema no Brasil. No Skoob, uma busca por "história da medicina" retorna dezenas de resultados. Minha recomendação é de que você se aventure por alguma outra obra dessa lista.
Meu forte não são as resenhas, mas as minhas anotações de leitura. Você pode conferi-la na tarja acima dessa resenha. Fotos da obra também estão disponíveis.
Essa obra pode ser baixada gratuitamente na Library Genesis.
Resenha escrita em 03/08/2023.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.