História Econômica Global: Uma breve introdução

Livros > Outros temas de História  |  9 visualizações

Capa do livro História Econômica Global: Uma breve introdução, de Robert C. Allen
Autor: Robert C. Allen
Título original: Global Economic History: A Very Short Introduction
Páginas: 208
Editora: L&PM
Ano da edição: 2019
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

“A história econômica é a rainha das ciências humanas. [...] se tornou especialmente instigante nos últimos tempos, quando a pergunta fundamental — ‘por que alguns países são ricos e outros são pobres?’ — adquiriu abrangência mundial.”

Por que razão existem países ricos e países pobres — e, ainda, os chamados países em desenvolvimento? No ano de 1500, diferenças de renda globais eram pequenas, mas as disparidades cresceram dramaticamente desde que Colombo chegou à América. Robert C. Allen, professor de história econômica da Universidade de Oxford, aborda o tema relembrando os aspectos que influenciam a atividade econômica (cultura, instituições, ambiente etc.) e revisita a história da riqueza das principais nações do mundo. Explica também por que o crescimento econômico teve seu arranque na Europa em vez de na Ásia ou na África e mostra como a interconexão de geografia, globalização, mudanças tecnológicas e políticas econômicas tiveram papéis determinantes na composição do mundo desigual em que vivemos hoje.


Imagens

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pela equipe do site.

Robert C. Allen

Robert Carson Allen é professor de História Econômica na Universidade de Oxford. Seus interesses de pesquisa são história econômica, mudança tecnológica e políticas públicas e ele escreveu extensivamente sobre a história agrícola inglesa. É autor de diversas obras premiadas sobre o assunto e participa ativamente de debates acerca do desenvolvimento econômico na Europa.

Historiador(a)

Mais livros sobre História Econômica

Leo Huberman

História da Riqueza do Homem

Peter Jay

A Riqueza do Homem

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.