Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Antiguidade Geral

As Primeiras Civilizações História natural, história social. Agricultores e criadores. Mesopotâmicos, egípcios e hebreus.

1,2 mil visualizações    |    1 comentário(s)

Capa do livro As Primeiras Civilizações, de Jaime Pinsky
Informações técnicas

Autor: Jaime Pinsky
Coleção: Repensando a História
Páginas: 125
Editora: Contexto
Primeira publicação: 2001
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

"As primeiras civilizações" é uma obra enganadoramente fácil que, uma vez iniciada, se lê de uma vez só. O texto claro é fruto de cuidadosa elaboração e sua leveza esconde anos de pesquisa e docência do historiador Jaime Pinsky. No livro - que ultrapassou 50 mil exemplares vendidos - está narrado o fascinante processo civilizatório que conduz nossos ancestrais à conquista da fala, da agricultura, da escrita, à criação das cidades e dos impérios, à construção de templos e palácios, ao controle sobre os rios, à criação da civilização. Pitecantropídeos e Homo sapiens, coletores e agricultores, sociedades tribais e grandes impérios, egípcios, mesopotâmicos e hebreus são retratados nas páginas deste livro, cujo fascínio não decorre apenas dos temas tratados, mas da forma como são tratados: o passado não é algo encerrado, mas presente em cada um de nós, tanto como herdeiros do patrimônio cultural - do fogo ao monoteísmo ético - quanto por sermos personagens da mesma aventura humana já trilhada pelos que nos antecederam.

Historiador
Jaime Pinsky

Historiador e editor. Completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na atual Unesp, na própria USP e na Unicamp. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas do país. Tem mais de duas dezenas de livros publicados (autoria, coautoria, e/ou organização).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Antiguidade Geral
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se
Zecaivano 26/07/2023
Caí na besteira de ler esse livro, muito raso e superficial, o autor parece um adolescente de 15 anos escrevendo.
MoacirFuhrAH 28/07/2023
[Resposta para: Zecaivano] Realmente, parece ser uma obra bem superficial. As vezes é realmente difícil encontrar obras mais complexas no mercado brasileiro, especialmente sobre a antiguidade oriental.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.