Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Oriente: China

Os Grandes Líderes - Mao Tsé-Tung

545 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os Grandes Líderes - Mao Tsé-Tung, de Hedda Garza
Informações técnicas

Autor: Hedda Garza
Título original: World Leaders Past & Present - Mao Zedong
Coleção: Os Grandes Líderes
Páginas: 97
Editora: Nova Cultural
Ano da edição: 1987
Idioma: Português

Sinopse

Em outubro de 1949, diante de imensa multidão reunida na praça da Paz Celestial, um homem alto e corpulento proclamava a fundação da República Popular da China. O homem era Mao Tsé Tung e, a partir daquela data, ao longo dos 27 anos que se seguiriam, marcaria profundamente a vida chinesa, transformando o país - uma nação extremamente pobre, dividida e explorada - em uma potência mundial.
Filho de um pequeno proprietário rural, nascido em um vilarejo no sudeste da China, ainda muito jovem Mao Tse-tung deixou a casa paterna e se juntou aos revolucionários comandados por Sun Yat-sen para derrubar o regime imperial.

Em 1921, foi fundador do Partido Comunista Chinês, o qual se aliou aos nacionalistas de Chang Kai-chek na luta contra a exploração estrangeira e o domínio dos terratenentes. Quando a aliança se desfez e as duas facções se empenharam em uma feroz guerra civil, o Exercito Vermelho, criado por Mao, levou os comunistas à vitória final.

Vencido o inimigo, Mao tinha pela frente a gigantesca tarefa de transformar a China em um país livre, um Estado comunista moderno e independente. Lançando mão de planos e movimentos como a Grande Revolução Cultural do Proletariado, ele atingiu grande parte dos seus objetivos. Alterou profundamente a sociedade chinesa e se tornou um quase semideus adorado por seu povo, a maior população nacional do mundo. Após a sua morte, muitos problemas persistem, mas, sem dúvida, Mao Tsé-tung guiou os chineses por um longo caminho e elevou o seu país entre as grandes potências mundiais.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução Chinesa
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.