450 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Claude d'Abbeville
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 403
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1630
Ano da edição: 2008
Idioma: Português
Junto com Yves d’Évreux, d’Abbeville deixou registro, entre outros temas, sobre fauna, flora, geografia, astronomia, gastronomia, costumes e hábitos dos nossos indígenas. É, além do fator científico e registro etnográfico, um volume pleno de curiosidades sobre os trópicos. Trata-se do primeiro estudo denso sobre a história do estado do Maranhão e uma parte importante do projeto colonialista dos franceses no Brasil. O livro relata desde o início dos empreendimentos para a viagem, prossegue com os contratempos da navegação, a permanência dos franceses no Novo Mundo, até a volta a Paris de d’Abbeville.
Livro precioso e necessário para os que desejam conhecer o Brasil colonial e obter informação relacionada ao olhar estrangeiro sobre á evolução dos costumes do País. Este volume faz parte da bibliografia fundamental sobre a história do Brasil.
Claude d'Abbeville (-1632) foi um religioso e entomólogo francês. Participou da expedição enviada em 1612 ao Brasil pelo governo de seu país. Junto de seu amigo Yves d'Évreux, identificou e batizou com nomes indígenas diversos insetos, tais como as grandes borboletas azuis, as mutucas e os mosquitos.
Esse livro ainda não foi resenhado.