Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Alta Idade Média

O fim do mundo antigo e o princípio da Idade Média

743 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O fim do mundo antigo e o princípio da Idade Média, de Ferdinand Lot
Informações técnicas

Autor: Ferdinand Lot
Título original: La Fin du monde antique et le début du Moyen Age
Coleção: Lugar da História
Páginas: 455
Editora: Edições 70
Primeira publicação: 1927
Ano da edição: 1985
Idioma: Português

Sinopse

A queda do Império Romano, as invasões bárbaras e a expansão do cristianismo originaram uma mentalidade nova, estabelecendo uma ruptura entre o homem da antiguidade e o homem dos novos tempos: o fim do mundo antigo. Contudo, estes períodos históricos não devem ser entendidos de forma autónoma, estanque, como durante muito tempo a historiografia tradicional fez, antes como um processo natural de continuidade histórica. Pioneiro do conceito de Antiguidade Tardia, Lot afirma: «Não se pode compreender a Idade Média se não remontarmos ao Baixo Império Romano». Pondo a tónica na análise económica e social, também neste campo Ferdinand Lot foi um inovador.

Historiador
Ferdinand Lot

Ferdinand Victor Henri Lot (1866-1952) foi um historiador e medievalista francês. Lot foi membro da Académie des Inscriptions et Belles-Lettres, parte do Institut de France, e um professor honorário da Universidade de Sorbonne. Foi um historiador, arquivista paleógrafo, doutor em letras, bibliotecário da Universidade de Paris, director de estudos na Escola Prática de Altos Estudos, professor na faculdade de Letras de Paris, membro da Academia real da Bélgica, e da Academia francesa de inscrições e Belas-Artes. Adquiriu a sua reputação devido ao seu conhecimento excepcional do fim do Império Romano e da Alta Idade Média.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Alta Idade Média
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.