Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Revolução Industrial

2,7 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Revolução Industrial, de Francisco M. P. Teixeira
Informações técnicas

Autor: Francisco M. P. Teixeira
Coleção: O Cotidiano da História
Páginas: 40
Editora: Ática
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

A era da Revolução Industrial foi marcada pela rápida e intensa mecanização das fábricas, pela abundância de mão-de-obra e pelo crescimento do comércio exterior. As cidades se modernizavam e exibiam, ao mesmo tempo, símbolos de progresso e de miséria.

A narrativa deste livro se passa na Londres do século XIX. De todas as cidades inglesas, a capital do reino surgia como a mais importante e maior, não apenas na Inglaterra, mas também da Europa. Em 1840, tinha cerca de 2 milhões de habitantes. É nessa metrópole e nessa época que se passa a história de nossos personagens; eles vão mostrar a você o cotidiano de um período de muitas transformações.

Historiador
Francisco M. P. Teixeira

Autor de vários livros didáticos destinados ao ensino fundamental e ensino médio. Professor de história em diversos estabelecimentos de ensino. Na época que escreveu o livro, era doutorando no departamento de História da USP.

Análise do livro
3/5 REGULAR

TEIXEIRA, Francisco M.P. Revolução Industrial. São Paulo: Ática, 1997.

Revolução Industrial é um livro da série Cotidiano da História, uma coleção voltada para o público infantil que trás pequenas histórias de ficção-histórica para ilustrar as características de um período ou movimento histórico. Já fiz a resenha de outros livros da coleção, você pode conferir os volumes no menu lateral.

A história desse exemplar se passa na Inglaterra nas décadas de 1830, 1840 e 1850, quando as inovações da revolução já haviam se espalhado por todo o país. O personagem principal desse história fictícia é o dono de fábrica e parlamentar liberal Anthony Simpson, e é a partir do seu ponto de vista que acompanhamos os eventos marcantes do período.

Abaixo descrevo as histórias de cada capítulo. Embora muitos temas sejam trabalhados, é tudo muito superficial e nenhum capítulo tem mais de 2 páginas.

1. Londres - O sr. Simpson conversa com seu amigo, um repórter do Sunday Times. E falam sobre a situação da cidade e do povo durante uma caminhada.

2. Briga na rua - Voltando para casa a pé, Simpson para uma briga de rua e, depois de conversar com um dos envolvidos, o contratar para ser seu novo cocheiro.

3. No Parlamento - O personagem fala sobre a Reforma Eleitoral de 1832 que permitiu uma participação maior da burguesia na política nacional. E descreve uma reunião da Comissão das Fábricas, criada para discutir mudanças nas leis trabalhistas. Depois, na volta para casa, conversa com seu cocheiro sobre o tema.

4. A fábrica - Simpson visita a fábrica da família em Manchester e acompanha a instalação de novos teares. Recebe a visita da namorada, Joan, e com ela faz um passeio pela fábrica descrevendo o processo de produção dos tecidos de algodão. Ao ser deixada sozinha, Joan conversa com uma das funcionárias enquanto ela trabalha.

5. Uma reunião perigosa - Ao voltar a Londres, o parlamento discute o movimento Cartista e, de volta a sua carruagem, Simpson conversa com seu cocheiro sobre isso. Ele o convida para uma reunião no movimento para que ele possa conhecer seu líder e suas ideias. Lá ele conhece William Lovett, personagem real que era líder cartista, e lê a Carta do Povo, que continha as propostas do movimento.

6 - Tempos difíceis - Morre o rei e assume a nova rainha, Vitória, que daria nome a essa Era. Discussões no parlamento sobre a Lei do Trigo, que os liberais querem derrubar. A tensão pelos protestos dos cartistas aumenta. Tumulto em Whitehall entre a polícia e os manifestantes. O cocheiro de Simpson desaparece após a manifestação e o personagem o procura por todo lado. Simpson decide voltar a Manchester para tratar de política e fundar a Liga Contra as Leis do Trigo.

7 - O Palácio de Cristal - 1851, dez anos depois. Simpson se encontra com seu amigo repórter e visitam a Exposição Internacional da Indústria em Londres, famosa por seu pavilhão de ferro e vidro. Os amigos falam sobre a exposição e a situação política da Inglaterra.

Ao final do livro também há 9 páginas apresentando um breve resumo histórico da Revolução Industrial. Mas esses textos são rasos e pouco interessarão ao público adulto que já tem algum conhecimento sobre o período. Na última página há uma boa Cronologia de eventos sobre o período. O livro inteiro pode ser livro tranquilamente em menos de uma hora, é uma obra bem curta mesmo.

Esse livro está disponível para download na Library Genesis.

Resenha escrita em 24/09/2024.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Revolução Industrial
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.