Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Independência

661 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Independência, de Edgard Luiz de Barros
Informações técnicas

Autor: Edgard Luiz de Barros
Coleção: O Cotidiano da História
Páginas: 32
Editora: Ática
Ano da edição: 1993
Idioma: Português

Sinopse

Neste livro estão expostas as principais situações e os personagens mais importantes daqueles dias agitados de 1822. Mais um livro da coleção Cotidiano da História.

Historiador
Edgard Luiz de Barros

Edgard Luiz de Barros é bacharel em História pela FFLCH-USP e foi pós-graduando em História da América Latina na Universidade Nacional Autônoma do México.

Análise do livro
3/5 REGULAR

BARROS, Edgar Luiz de. Independência. São Paulo: Ática, 1993.

Independência é mais um livro da série O Cotidiano da História, publicada pela editora Ática na década de 1990, e que apresenta pequenas estórias de ficção-histórica, mostrando importantes eventos históricos do ponto de vista de pessoas que viveram na época.

Esse livro mostra os eventos que ocorreram no ano de 1822, do ponto de vista de um membro do partido dos Liberais Radicais que fazia oposição à José Bonifácio, que representava as ideias do chamado partido brasileiro.

Júlio, o representante dos Liberais Radicais, trabalhava nas artes gráficas, colaborando nas produções de jornais políticos do período. Ele é o principal personagem da estória e faz o trabalho de explicar o cenário político da época. Também há algumas cenas com José Bonifácio e Dom Pedro I, e os eventos que ocorriam na Bahia e no nordeste no mesmo período são apenas citados.

Os livros dessa série são bastante curtos e apresentam estórias simples mostrando às questões sociais do momento que retratam. O principal tema dessa obra é a característica elitista do movimento de independência e distanciamento do cidadão comum. Todo processo foi organizado e conduzido por grandes proprietários e comerciantes ligados à Dom Pedro, que temiam as mudanças que um movimento de caráter mais popular poderiam causar. Logo, houve um incentivo a um processo gradual e conservador, sem grandes rupturas, mantendo um português (Dom Pedro) no trono brasileiro após a independência de Portugal.

O tema central dessa obra é a divisão que existia no Brasil, e os diferentes projetos de nação que eram discutidos nesse momento. Esse livro é de leitura rápida e pode ser interessante para aqueles que estão começando a estudar o tema.

Resenha escrita em 16/07/2021.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Independência do Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.