Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A Revolta de Princesa Poder Privado X Poder Instítuido

419 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Revolta de Princesa, de Inês Caminha L. Rodrigues
Informações técnicas

Autor: Inês Caminha L. Rodrigues
Coleção: Tudo é História
Páginas: 81
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1981
Idioma: Português

Sinopse

A Revolta de Princesa – Revolta na Caatinga foi um movimento liderado por José Pereira Lima, deflagrado no município de Princesa, atual Princesa Isabel, na Paraíba, em fevereiro de 1930, em oposição ao governo estadual de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.  

O movimento teve suas origens na posse de João Pessoa na presidência da Paraíba, em 22 de outubro de 1928. Ao assumir o poder, o novo presidente tinha o objetivo de iniciar uma reformar na estrutura político-administrativa e reerguer as finanças do Estado, deslocando para o litoral a hegemonia do comércio estadual. O plano de João Pessoa causou discórdias políticas e econômicas com os poderosos coronéis do interior do Estado.

Com o assassinato de João Pessoa no mês de julho, a revolta perdeu substância, e seus líderes entraram em acordo com o governo federal para a pacificação da Paraíba.

Historiador
Ines Caminha Lopes Rodrigues

Ines Caminha Lopes Rodrigues possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1968), Mestrado em História pela Universidade de São Paulo (1976) e Doutorado pela mesma Instituição de Ensino Superior (1985). Foi professora do departamento de história da UFPB (1976-1991).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução de 1930
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.