Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A liberdade sindical no Brasil

266 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A liberdade sindical no Brasil, de Vito Giannotti
Informações técnicas

Autor: Vito Giannotti
Coleção: Tudo é História
Páginas: 72
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1987
Idioma: Português

Sinopse

Dos anasrquistas do começo do século até as atuais CUT e CGT, o sindicalismo brasileiro passou por diversas transformações. Mas a tão sonhada liberdade sindical, uma de suas principais reivindicações, essa nunca existiu. Pior do que isso, a legislação atual, imposta aos trabalhadores pelo Governo Getúlio Vargas na década de 30, continua a mesma até hoje. Um caso único na história legislativa nacional. Um caso que afeta a vida e as relações trabalhistas de mais de 20 milhões de brasileiros.

Vito Giannotti

Vito Giannotti (?-2015) era jornalista e escritor nascido na Itália. Contribuiu enormemente para o movimento sindical e popular, destacando-se por sua atuação na comunicação operária. Metalúrgico ferramenteiro por 20 anos, Vito fez parte do Movimento de Oposição dos Metalúrgicos em São Paulo na década de 1970. Na luta pela redemocratização do país, foi preso e torturado pela ditadura militar. Nos anos 1990 criou, juntamente com sua companheira Claudia Santiago, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), instituição que marcou profundamente a comunicação voltada aos trabalhadores.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Trabalhismo e sindicalismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.