Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

O Governo Jânio Quadros

253 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Governo Jânio Quadros, de Maria Benevides
Informações técnicas

Autor: Maria Benevides
Coleção: Tudo é História
Páginas: 87
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1981
Idioma: Português

Sinopse

Sete anos após o suicídio de Getúlio Vargas,igualmente eleito com expressiva votação popular, deixava o poder de forma dramática. Mas, além de carecer do sentimento de grandeza do gesto do primeiro, a renúncia de Jânio permanece até hoje, no mínimo, polêmica. A comparação é inevitável embora ao carisma de Getúlio se contraponha apenas a caricatura janista, um ator com papel ultrapassado e mistificador. Possuidor de um estilo autoritário, moralista e extremamente personificado, Jânio evocava um populismo de direita, um sintoma da falência do sistema partidário.

Sociólogo
Maria Benevides

Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares é socióloga, com especialização no campo da Ciência Política e do Direito e em temas da História Política brasileira e da Educação. Estudos universitários na PUC-Rio, nos Estados Unidos e na França.Mestrado (1975), doutorado (1980) , livre-docência (1990) na Universidade de São Paulo e pós-doutorado com bolsa do Social Sciences Research Counsil . Diretora e pesquisadora senior do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC- de 1977 a 1985. Desde 1996 é professora titular, por concurso, da Faculdade de Educação da USP, onde leciona Sociologia e oferece cursos de Teoria da Democracia e dos Direitos Humanos ( contratada em 1985). Desde 20 é orientadora no Programa de Mestrado em Direitos Humanos da USP.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Jânio Quadros
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.