Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A burguesia brasileira

261 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A burguesia brasileira, de Jacob Gorender
Informações técnicas

Autor: Jacob Gorender
Coleção: Tudo é História
Páginas: 116
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1982
Idioma: Português

Sinopse

Diferentemente de seu processo de formação na Europa, o capitalismo, no Brasil, não partiu do feudalismo, mas do escravismo colonial. Por isso mesmo, uma vez realizada a Abolição, a burguesia brasileira pôde crescer e chegar a ser a classe dominante, sem precisar realizar uma revolução. Qual o relacionamento dessa classe com o latifúndio e com o capital estrangeiro? E seu posicionamento diante da classe operária? Numa síntese que abrange um período que vai de meados do século passado aos nossos dias, o autor explica a formação do capitalismo no Brasil e as características da burguesia brasileira.

Jacob Gorender

Jacob Gorender (1923-2013) foi um historiador, escritor e cientista social brasileiro. Aos 18 anos abandonou a escola de Direito para ir lutar na Segunda Guerra Mundial, na Itália, como integrante voluntário da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Foi preso durante a ditadura militar por sua atuação pelo Partido Comunista. Destacado intelectual marxista quando de sua militância no PCB, após sair da prisão, dedicou-se a investigação da formação social brasileira. Entre seus trabalhos se destacam A burguesia brasileira (1981), Combates nas trevas (1987), O Escravismo Colonial (1978) e Marxismo sem utopia (1999).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil República
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.