500 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Francisco Bethencourt, Diogo Ramada Curto (dir.)
Coleção: Lugar da História
Páginas: 550
Editora: Edições 70
Primeira publicação: 2007
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
A presente obra apresenta uma perspectiva única acerca da expansão oceânica portuguesa entre 1400 e 1800. Os vários capítulos abordam um amplo leque de temas - economia e sociedade, política e instituições, configurações culturais e dimensões comparativas -, e actualizam radicalmente as informações e interpretações relativas às tendências económicas e financeiras do Império Português.
As redes inter-regionais são analisadas em profundidade. Os padrões de colonização, as configurações políticas, as estruturas eclesiásticas e os poderes locais são colocados num contexto global. A língua e a literatura, as artes, a ciência e a tecnologia são revisitadas de forma diferente e inovadora. A interacção entre os Portugueses e as populações locais é estudada em diferentes contextos e, pela primeira vez, é analisada sinteticamente toda a cultura imperial e colonial do mundo português. Em suma, este livro proporciona uma ampla compreensão do Império Português durante os seus primeiros quatro séculos como um factor da história mundial e um importante componente da expansão europeia.
Francisco Bethencourt (1955-) é um professor português titular da cátedra Charles Boxer de História do King's College de Londres.
Diogo Ramada Curto (1959-) é um historiador português e doutor em Sociologia Histórica. Leciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1981. Atualmente é Professor da Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.
Esse livro ainda não foi resenhado.