Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Antonio Conselheiro e Canudos Revisão histórica

266 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Antonio Conselheiro e Canudos, de Ataliba Nogueira
Informações técnicas

Autor: Ataliba Nogueira
Coleção: Brasiliana
Páginas: 225
Editora: Companhia Nacional
Primeira publicação: 1974
Ano da edição: 1978
Idioma: Português

Sinopse

Em 31 de outubro de 1973, o sócio J. C. de Ataliba Nogueira apresentou, ao Instituto Histórico e GeográfiCo Brasileiro, uma comunicação sensacional. Estava em seu poder um manuscrito de António Conselheiro, contendo uma série de prédicas por ele proferidas. Através desse documento seria possível uma análise do pensamento do misterioso chefe da povoação de Canudos. A propósito, o orador fez uma síntese do triste episódio de nossa história, chegando a conclusões bem diversas dos conceitos correntes. Esse documento fundamental que constitui o núcleo do estudo divulgado por esta coleção "Brasiliana" em 1974.

Eis o pensamento autêntico, religioso, filosófico e político de António Conselheiro. Há outros documentos de valor que, sem tardança, deverão ser trazidos à coleção. O professor Ataliba Nogueira deixou-se impressionar, como não poderia deixar de acontecer, com o depoimento tardio da figura central da grande tragédia. Jurista consumado e patriota sincero, sentiu que era imprescindível oferecer, ao mundo culto do país, esse texto. É certo que o assunto deve ser submetido a amplo debate, iniciado, aliás, na própria sessão do Instituto em que se apresentou a comunicação.

A distância do tempo já nos permite estudo mais sereno, capaz de levar-nos a uma compreensão ampla de um fenômeno que marcou tão fundamente a alma do País. Fui testemunha da febre de curiosidade e de angústia pela busca da verdade em que ardeu o atual possuidor do documento. Sentia ter em mãos páginas que estavam a exigir que o povo brasileiro as conhecesse. O interesse despertado na imprensa, logo que se divulgou a existência do códice, foi confirmado pelo público. Esgotou-se rapidamente a primeira edição. Fiel a seu compromisso de proporcionar meios de "melhor conhecer o Brasil", a coleção "Brasiliana" apresenta agora a segunda edição, devidamente ampliada, como convém.

Político
José Carlos de Ataliba Nogueira

José Carlos de Ataliba Nogueira (1901-1983) foi um advogado, jurista, político e professor formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi professor catedrático de Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, orador do Centro Acadêmico XI de Agosto e participou da história da Campanha Civilista de Ruy Barbosa. Como político foi fundador do Partido Social Democrático, deputado federal pelo Estado de São Paulo e secretário da educação deste mesmo Estado. Foi membro da Academia Paulista de Letras,

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra de Canudos
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.