Autor: Claude Bertin
Título original: Les grands procès de l'histoire - Grandier et Sade
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 336
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1968
Ano da edição: ?
Idioma: Português
Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:
Urbain Grandier (1590-1634) foi um sacerdote francês católico que foi queimado na fogueira, após ser condenado por bruxaria. Esse padre foi queimado vivo após ser acusado de bruxaria. Ele teria ignorado seus votos de celibato e teve relações com um grande número de mulheres. Em 1632, freiras do convento das Ursulinas disseram que o padre havia invocado o demônio Asmodeus, para que elas fossem forçadas a cometerem atos indecorosos com ele. No julgamento do padre, uma das provas foi um documento que teria sido assinado por ele, por Satã e por vários outros demônios.
Marquês de Sade (1740-1814) foi um nobre, político revolucionário, filósofo e escritor francês famoso por sua sexualidade libertina. Suas obras incluem romances, contos, peças de teatro, diálogos e tratados políticos. Em 1801, Napoleão Bonaparte ordenou a prisão de Sade, que foi preso no escritório de seu editor e encarcerado sem julgamento; primeiro na prisão de Sainte-Pélagie e, após alegações de que ele havia tentado seduzir jovens companheiros de prisão lá, no severo Asilo de Bicêtre. Após a intervenção de sua família, ele foi declarado louco em 1803 e transferido mais uma vez para o Asilo Charenton.
Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.
Esse livro ainda não foi resenhado.