Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Idade Moderna

Os grandes julgamentos - O Colar da Rainha e Panamá

225 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os grandes julgamentos - O Colar da Rainha e Panamá, de Claude Bertin
Informações técnicas

Autor: Claude Bertin
Título original: Les Grands Procès de l'Histoire de France: L'Affaire du Collier de la Reine - Les Procès de Panama
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 326
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1968
Ano da edição: ?
Idioma: Português

Sinopse

Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:

O Caso do colar de diamantes, ou Caso do colar da rainha, foi um sórdido incidente ocorrido por volta de 1785 na corte de Luís XVI de França, envolvendo involuntariamente a rainha Maria Antonieta e danificando muito a sua reputação às vésperas da Revolução Francesa.

O Escândalo do Panamá foi um caso de corrupção que estourou na Terceira República Francesa em 1892, ligada à construção do Canal do Panamá.Perto de um bilhão de francos foram perdidos quando o governo adotou subornos para manter o silêncio sobre os problemas financeiros da Companhia do Canal do Panamá, em que é considerado o maior escândalo de corrupção monetária do século 19. Tratou-se de um gigantesco caso de corrupção envolvendo altas personalidades e altos funcionários do governo e da imprensa francesa. Este processo estava directamente ligado à Companhia Universal do Canal Interoceânico de Panamá, fundada em 1879 em França, por iniciativa pelo engenheiro e homem de negócios Ferdinand de Lesseps, com vista à abertura do istmo do Panamá. No final de 1888, a Companhia faliu, arruinando numerosos pequenos accionistas e provocando múltiplas bancarrotas.

Claude Bertin

Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Absolutismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.