Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Os grandes julgamentos - Powers e Keeler Les grands procés de l'histoire: Powers. Ward-Keeler

298 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os grandes julgamentos - Powers e Keeler, de Claude Bertin
Informações técnicas

Autor: Claude Bertin
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 325
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1976
Ano da edição: ?
Idioma: Português

Sinopse

Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:

Francis Gary Powers (1929-1977) foi capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Era o Piloto norte-americano do avião espião da CIA U-2, abatido enquanto sobrevoava a União Soviética, em 1960, causando assim a "Crise do U-2". O caso foi um importante incidente diplomático durante a Guerra Fria.

O Caso Profumo-Keeler consistiu num escândalo político britânico com origem numa breve ligação sexual, em 1961, entre John Profumo, o Secretário de Estado da Guerra no governo conservador de Harold Macmillan, e Christine Keeler, uma futura modelo de 19 anos de idade. Em Março de 1963, Profumo negou qualquer envolvimento no caso, numa declaração pessoal, no Parlamento britânico, mas foi forçado a admitir a verdade algumas semanas mais tarde. Profumo renunciou do governo e do Parlamento. Quando o caso Profumo–Keeler foi revelado, o interesse público aumentou com os relatos de que Keeler poderá ter estado, em simultâneo, envolvida com o capitão Yevgeny Ivanov, um adido naval soviético, potenciando, assim, o risco de segurança pública. Keeler conheceu Profumo e Ivanov através da sua amizade com Stephen Ward, um especialista em osteopatia e socialite, que a tinha acolhido. A exposição do caso deu origem a boatos sobre outros escândalos, como as atividades de Ward, que tinha sido acusado de ofensas à moral. Percebendo que queriam torná-lo num bode expiatório pelos atos de outros, Ward ingeriu uma dose letal de comprimidos para dormir durante a fase final do seu julgamento, que o considerou como culpado de se aproveitar das vidas imorais de Keeler e da sua amiga Mandy Rice-Davies.

Claude Bertin

Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Guerra Fria
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.