Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Idade Moderna

Os grandes julgamentos - Cagliostro e Vidocq

192 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Os grandes julgamentos - Cagliostro e Vidocq, de Claude Bertin
Informações técnicas

Autor: Claude Bertin
Título original: Les Grands Procès De L'histoire De France: Cagliostro et Vidocq
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 360
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1973
Ano da edição: ?
Idioma: Português

Sinopse

Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:

Conde de Cagliostro (1743-1795) era o pseudônimo do viajante, ocultista, alquimista, curandeiro e maçom Giuseppe Giovanni Battista Vincenzo Pietro Antonio Matteo Balsamo. Figura muito controversa do século XVIII, Alexander Cagliostro, como é conhecido, tinha fama de ter poderes sobrenaturais. Por conta dessa fama, ele circulou entre a nobreza europeia, porém foi preso pela suspeita de ter aplicado um golpe na coroa Francesa. A credibilidade do personagem Cagliostro foi contestada, principalmente após sua morte no castelo de São Leo pela Inquisição. O historiador Thomas Carlyle (1795-1881) classificou Cagliostro como o "Príncipe dos Charlatões", enquanto os ocultistas consideram-no como um dos maiores mestres da iniciação do ocidente.

Eugène-François Vidocq (1775-1857) foi um criminoso e criminalista francês cuja vida inspirou inúmeros escritores. Foi o fundador e primeiro diretor da Sûreté Nationale, polícia especializada em investigações criminais. É, por isso, considerado o pai da criminologia moderna. O seu processo em 1843, quando já tinha 70 anos, parece ter por origem o rancor de certos policiais. Uma maquinação foi movida contra ele, mas ele soube sair dessa delicada situação.

Claude Bertin

Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Perseguições religiosas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.