Autor: Claude Bertin
Título original: Les procès de la France déchirée: Bazaine, Laval
Coleção: Os grandes julgamentos da História
Páginas: 375
Editora: Otto Pierre Editores
Primeira publicação: 1967
Ano da edição: ?
Idioma: Português
Essa obra tráz mais dois grandes julgamentos da História:
François Achille Bazaine (1811-1888) foi um oficial do exército francês. Em 1870, ele rendeu o último exército francês organizado à Prússia durante a Guerra Franco-Prussiana no cerco de Metz. Condenado à morte pelo governo da Terceira República após a guerra, sua pena foi comutada para 20 anos de prisão no exílio, do qual escapou posteriormente. Ele acabou se estabelecendo na Espanha, onde aos 77 anos, morreu sozinho e empobrecido em 1888.
Pierre Laval (1883-1945) foi um político francês. ao longo do seu percurso político, foi-se tornando cada vez mais inclinado ao nazismo, ao ponto de, nos anos 30, suas aspirações ditatoriais evoluírem. Aquando da Segunda Guerra Mundial tinha simpatia pelos nazis. Depois da invasão alemã, que em cerca de dois meses ocupou mais da metade do território francês, foi um dos defensores do armistício que resultou no regime de Vichy. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, durante o regime colaboracionista de Vichy. Foi condenado à morte por um tribunal francês por "alta traição na ajuda ao inimigo e na violação da segurança de Estado".
Claude Bertin foi o organizador da coleção Os Grandes Julgamentos da História (Les grands procès de l'histoire), obra com mais de 30 volumes que trata da história do direito e dos grandes processos da história.
Esse livro ainda não foi resenhado.