Autor: J.F. de Almeida
Coleção: Brasiliana
Páginas: 178
Editora: Companhia Nacional
Ano da edição: 1989
Idioma: Português
A figura de Jean Baptiste Debret, nome de relevo na missão francesa unida no tempo de D. João VI, constitui o grande centro de interesse dos estudos do autor. O autor, entre nós conhecido apenas pela Viagem pitoresca, surge-nos agora como um precioso personagem da era revolucionária. Para a história dos tempos primitivos de nossa Academia Imperial, este trabalho nos apresenta inesperados eventos de alto interesse.
A atuação do diretor Henrique José da Silva é apontada seriamente como um obstáculo à obtenção, pelo Brasil, do grande proveito que poderia ser granjeado pela presença dos artistas franceses. Os estudiosos da cidade do Rio de Janeiro encontrarão aqui dados novos para o conhecimento de sua evolução.
João Fernando de Almeida Prado (1898-1991), ou Yan de Almeida Prado, historiador e romancista paulista, é um dos mais originais vultos de nossa produção histórica. Data de 1935 a obra que o consagrou como historiador e bibliógrafo: Primeiros povoadores do Brasil, publicada nesta série Brasiliana. Mas a obra mais notável, imprescindível ao estudo de nossa era colonial, é a História da formação da sociedade brasileira, em três séries, contendo vários volumes: Pernambuco e as capitanias do Norte, Bahia e as capitanias do centro e São Vicente e as capitanias do Sul, verdadeira enciclopédia da História colonial. A figura de Jean Baptiste Debret, nome de relevo na missão francesa unida no tempo de D. João VI, constitui o grande centro de interesse dos estudos do autor.
Esse livro ainda não foi resenhado.