Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A Idade de Ouro do Brasil Dores de crescimento de uma sociedade colonial

369 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Idade de Ouro do Brasil, de Charles R. Boxer
Informações técnicas

Autor: Charles R. Boxer
Título original: The Golden Age of Brazil 1695-1750: Growing Pains of Colonial Society
Coleção: Brasiliana
Páginas: 390
Editora: Companhia Nacional
Primeira publicação: 1962
Ano da edição: 1969
Idioma: Português

Sinopse

Resgatada pelo professor e historiador inglês Charles R.Boxer, a expressão, criada pelos portugueses para definir o Brasil da segunda metade do século XVII, introduz, de forma singular, a temática da colonização brasileira em 'A idade de ouro do Brasil'. O livro, uma verdadeira obra-prima da nossa historiografia, traça com objetividade e clareza um panorama da então colônia portuguesa entre 1700 e 1750. Autor de mais de 300 publicações, Boxer realizou um esforçado trabalho de garimpo em meio a documentos, mapas e manuscritos. Concluiu que o período era de total ebulição política, econômica e social, caracterizando, em termos de acontecimentos, um dos mais importantes da história. A obra aborda desde a exploração do ouro, por volta de 1700, até o Tratado de Madri, de 1750, que sanciona a expansão portuguesa e supera a linha de Tordesilhas. Da Amazônia à colônia do Sacramento, com destaque para as Minas Gerais, o autor situa e realiza uma síntese perfeita da crescente importância do Brasil no interior do império português.

Clássico da historiografia sobre o período colonial, o livro faz uma síntese da situação e do desenvolvimento da Colônia entre o final do século XVII e meados do século XVIII. O autor destaca o momento de crescimento econômico e social do Brasil diante do império português. A expansão das fronteiras, a corrida do ouro, os conflitos entre emboabas e mascates, as invasões francesas e a atividade missionária são alguns dos temas explorados por Boxer.

Historiador
Charles R. Boxer

Charles Ralph Boxer (1904-2000) foi um historiador britânico, notável conhecedor da história colonial portuguesa e holandesa. Foi major, chefe do serviço secreto britânico em Hong Kong, historiador, bibliófilo e professor de civilização portuguesa na London University. Escreveu, entre outros livros, O Império colonial português (1415-1825), A Idade De Ouro Do Brasil, Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola 1602-1686, Relações raciais no império colonial português e A mulher na expansão ultramarina ibérica.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Mineração no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.