363 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Antonia F. P. de Almeida Wright
Coleção: Brasiliana
Páginas: 257
Editora: Companhia Nacional
Primeira publicação: 1976
Ano da edição: 1978
Idioma: Português
O predomínio da Inglaterra sobre a economia portuguesa é um tema consagrado, especialmente a partir do Tratado de Methuen. No Brasil, esse predomínio firmou-se no Tratado de 1810, preço que pagamos pela manutenção da unidade do império colonial português. Desde o final da vigência desse pacto, porém, o Brasil foi o campo de batalha entre o comércio inglês e o americano, o primeiro disposto a conservar, e o segundo disposto a arrebatar o atraente mercado. Os pormenores dessa luta, através dos documentos consulares e dos "agentes especiais" norte-americanos, são aqui estudados de maneira sistemática.
Este trabalho resulta de uma tese de doutoramento defendida na USP e editada, inicialmente, por um convênio entre o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Conselho Federal de Cultura. Esse grave episódio em nossa história econômica, política e diplomática quase não é abordado pelos nossos historiadores. Aqui, está abundantemente estudado, e servirá, por certo, de fonte para futuros desenvolvimentos em outras teses e trabalhos monográficos.
A abundante bibliografia empregada, o conhecimento dos documentos arquivais, pela primeira vez utilizados, e a visão da história universal pela autora, que permite localizar os acontecimentos no quadro da situação internacional, fazem deste trabalho um elemento imprescindível à compreensão de um aspecto fundamental de nossa evolução.
Sem jamais perder a isenção, que caracteriza o bom estudo histórico, a autora examina fria e objetivamente os fenômenos. Daí a importância deste livro para compreender a evolução de nossa economia.
Antonia Fernanda Pacca de Almeida Wright (1925-) é uma historiadora baiana, que possui graduação em História pela USP (1945), especialização pela USP (1947), mestrado pela USP (1947) e doutorado pela USP (1976).
Esse livro ainda não foi resenhado.