Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Geral

Evolução Econômica do Brasil

473 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Evolução Econômica do Brasil, de J.F.Normano
Informações técnicas

Autor: J.F.Normano
Título original: Brazil - A study of Economic Types
Coleção: Brasiliana
Páginas: 216
Editora: Ed. Nacional
Primeira publicação: 1935
Ano da edição: 1975
Idioma: Português

Sinopse

A Evolução económica do Brasil de J. F. Normano é um livro pioneiro. Escrito em 1932 (a primeira edição brasileira foi de 1938), apresenta-se como uma das primeiras tentativas de exposição sintética e coerente da História econômica do Brasil. Em que pese às brilhantes contribuições setoriais anteriores à sua aparição (é suficiente citar as obras de Capistrano de Abreu e de Taunay), pouco havia lido feito, até aquela data, no sentido de uma interpretação global do passado econômico do nosso país — os Pontos de partida para a História Económica do Brasil, de Lemos Brito, de 1923, são quase a Única exceção.

O pioneirismo de Normano não consiste, apenas, no seu propósito de tratar, sob perspectiva temporal, da economia do nosso pais, como um todo, mas também, e principalmente, no seu empenho de tentar a sua compreensão através da construção de modelos históricos. O título original — Brasil: um estudo de tipos econômicos — é, muito expressivo quanto à intenção do autor. Não se trata, pois, de uma mera exposição de fatos históricos, mas sim da organização, classificação e interpretação destes fatos dentro de alguns esquemas lógicos propostos pelo autor.

A própria metodologia do livro constitui uma novidade — e um exemplo a ser, ainda, seguido. Baseado numa excelente documentação (a bibliografia do livro representa, até hoje em dia, um excelente instrumento de trabalho) , Normano apresenta-se como um dos antecessores da moderna História Econômica, substituindo as tradicionais argumentações apenas qualitativas pelo recurso às estatísticas.

A sua atenção para com as grandes figuras que influenciaram nossa evolução econômica — Cairu, Maná, Murtinho, Rui Barbosa —constitui aspecto fundamentai da obra. E a interpretação das atividades destes vultos da História abriu novas perspectivas de compreensão.

Economista
João Frederico Normano

Isaac Ilyich Levin (1887-1945) foi um historiador econômico e banqueiro nascido no antigo Império Russo. Ele se exilou em 1918 após a revolução e em 1929 fugiu para o Brasil, mudando seu nome para João Frederico Normano. Em 1931 conseguiu um emprego como "lecturer" na Universidade Harvard, e foi diretor-adjunto do "Harvard Bureau for Economic Research in Latin America".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Geral
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.