Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

O ouro brasileiro e o comércio anglo-português Uma contribuição aos estudos de economia atlântica no século 18

261 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O ouro brasileiro e o comércio anglo-português, de Virgílio Noya Pinto
Informações técnicas

Autor: Virgílio Noya Pinto
Coleção: Brasiliana
Páginas: 369
Editora: Companhia Nacional
Ano da edição: 1979
Idioma: Português

Sinopse

O autor da presente estudo é um modelo da nova geração de historiadores que assume a liderança das pesquisas históricas em nosso país. Com uma preparação baseada em fontes das mais sérias da ciência histórica, após lidar com o problema pedagógico em grandes centros do país, enfrentou um dos mais graves e difíceis temas de nossa formação econômica: o surto da economia aurífera.

O estudo da influência da produção do ouro na economia luso-brasileira, em seus aspectos externos - possibilidade de reequilíbrio do comércio da metrópole - e internos - grande transposição da população colonial e formação de densos núcleos urbanos no centro do país - tem sido objeto de muitos trabalhos, alguns da maior respeitabilidade. Falta-nos, porém, um conhecimento sistemático dos dados estatísticos. Jazem eles no seio dos arquivos estrangeiros, divulgados assistemática e infimamente. Neles, especialmente nos franceses, lavrou o autor.

Com todos esses obstáculos, o autor enfrentou o problema e encarou um dos seus aspectos mais graves: a influência da produção do ouro brasileiro nas relações comerciais anglo-portuguesas. As conclusões a que chegou, após apurados e honestos estudos em fontes documentais, representam a mais importante contribuição para o conhecimento do assunto. Por isso mereceu, por parte dos que o conhecem, os mais sinceros encômios.

Historiador
Virgílio Noya Pinto

irgílio Benjamin Noya Pinto (1929-) foi professor dos departamentos de história da Faculdade de Ciências e Letras da Assis (1963-1967) e da USP (1965) e da Escola de Comunicações e Artes da USP (1967-).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Mineração no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.