Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Quebra-quilos - Lutas sociais no outono do Império

228 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Quebra-quilos - Lutas sociais no outono do Império, de Armando Souto Maior
Informações técnicas

Autor: Armando Souto Maior
Coleção: Brasiliana
Páginas: 213
Editora: Companhia Nacional
Ano da edição: 1978
Idioma: Português

Sinopse

Livro sobre revolta de camponeses ocorrida no século 19 no Nordeste. A Revolta do Quebra-Quilos foi uma revolta ocorrida na região Nordeste do Brasil, entre fins de 1872 e meados de 1877, contra a padronização do sistema de pesos e medidas.

Historiador
Armando Souto Maior

Armando Souto Maior (1926-2006) foi um historiador, professor universitário, pesquisador e empresário brasileiro. Souto Maior era poliglota; formou-se em 1947 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e no ano seguinte em História pela Universidade Católica de Pernambuco, foi professor de História na Universidade Federal de Pernambuco. Dentre as pesquisas que mais o destacaram estão os estudos sobre o povo etrusco, que o fizeram passar dois anos na Itália, e sobre a revolta camponesa havida no Nordeste durante o século XIX que lhe rendeu o livro mais conhecido no meio acadêmico, intitulado "Quebra Quilos: lutas sociais no outono do Império". No final da vida acadêmica Souto Maior proferia palestras pelo Brasil, e orientava alunos da pós-graduação em história; ao todo publicou oito livros, sendo o mais conhecido deles o "clássico escolar" História Geral; junto a um filho dirigiu a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, fundada em 1987.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Império
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.