392 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Sylvio de Vasconcellos
Coleção: Brasiliana
Páginas: 177
Editora: Companhia Nacional
Ano da edição: 1979
Idioma: Português
O presente volume, na fórmula clássica, vem preencher uma lacuna. A fama do famoso artista mineiro gerou uma lenda. De vulto quase desconhecido e escassamente mencionado passou a ser um mito, ao qual se atribuíram obras que excedem a capacidade de uma vida humana.
A bibliografia acerca do Aleijadinho é hoje das mais extensas e complexas de nossa história artística.
O Autor deste singelo e límpido trabalho não visou a uma biografia enciclopédica do grande vulto. Ao contrário. Propôs-se a escrever singelamente uma suma do que há de certo sobre o artista, não para especialistas, mas clara e concisamente uma narrativa e uma Jtpreciação sem retórica e sem objurgatórias. O resultado é que o herói cresceu. Despida dos exageros e defendida dos agravos, a vida de Antônio Francisco Lisboa ganha em nitidez e em grandeza. O fenômeno de seu gênio artístico destaca-se claramente do ambiente colonial e resplende sem atavios. Pela natureza do trabalho, foram excluídas as abundantes referências bibliográficas, os excessos encomiásticos e as polêmicas, como de costume, ardorosas. O retrato aqui exposto é o de um homem, e não de um mito. Para os que se querem iniciar no estudo do vulto excepcional e os que procuram uma bússola na voragem de tempestades polêmicas, este livro é guia seguro.
Sylvio Carvalho de Vasconcellos (1916-1979) foi um arquiteto e historiador brasileiro. Foi um dos precursores da arquitetura modernista brasileira em Minas Gerais.
Esse livro ainda não foi resenhado.