Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Breve história do feminismo no Brasil

347 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Breve história do feminismo no Brasil, de Maria Amélia de Almeida Teles
Informações técnicas

Autor: Maria Amélia de Almeida Teles
Coleção: Tudo é História
Páginas: 179
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1993
Idioma: Português

Sinopse

A história da condição da mulher brasileira não foge à regra universal da opressão do feminismo ao longo dos tempos. Reunindo algumas ações individuais e coletivas de mulheres brasileiras - incluindo a repressão específica às mulheres durante a ditadura - com uma vivência no movimento feminista de São Paulo, a autora incita a pensar na possibilidade de criar um novo pensamento, prática e ação, diferente do poder patriarcal.

Maria Amélia de Almeida Teles

Maria Amélia de Almeida Teles (1944-) mais conhecida como Amelinha Teles é uma jornalista e escritora brasileira que participou da militância do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contra a Ditadura Militar, foi presa e torturada pelo DOI-Codi, e desde então é uma das principais vozes que denunciam os abusos sofridos durante o regime. Amelinha desenvolve um trabalho de militância feminista histórica. É diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, integra o Conselho Consultivo do Centro Dandara e é autora de diversos livros sobre o tema. Ela também integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e é assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil República
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.