Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

A ditadura salazarista

277 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A ditadura salazarista, de Maria Luisa de Almeida Paschkes
Informações técnicas

Autor: Maria Luisa de Almeida Paschkes
Coleção: Tudo é História
Páginas: 91
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1985
Idioma: Português

Sinopse

“Só a ditadura pode nos salvar”. Com essa frase, as correntes nacionalistas conservadoras de Portugal justificavam o golpe militar de 28 de maio de 1926, que, ao favorecer a ascensão ao poder do catolicismo social de Antonio de Oliveira Salazar, um ex-professor de economia da Universidade de Coimbra, iria estabelecer um dos mais duradouros governos autoritários da história contemporânea. Pouco difundida entre nós, a trajetória de quase meio século do Estado Novo português é aqui analisada com todas as singularidades de suas instituições políticas e econômicas, uma amarga experiência que só teria fim com a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1975.

Historiador
Maria Luisa de Almeida Paschkes

Maria Luisa Nabinger de Almeida é graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), defendeu a Maîtrise em História na Université de Strasbourg II, (1976), tendo seguido o curso Diplôme des Études Approfondies em História da América no Institut des Hautes Études en Amérique Latine (I.H.E.A.L.), Sorbonne Nouvelle, Paris III (1977). Na volta ao Brasil, defendeu a tese de Doutorado em Ciências, área Ciência Política, na Universidade de São Paulo (1992).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Contemporânea
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.