Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Mata galegos: os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha

258 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Mata galegos: os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha, de Gladys Sabina Ribeiro
Informações técnicas

Autor: Gladys Sabina Ribeiro
Coleção: Tudo é História
Páginas: 69
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1990
Idioma: Português

Sinopse

No Rio de Janeiro do início do século, a presença dos portugueses era expressiva. Constituíam a mão-de-obra preferida e valorizada pelos patrões.

“Precisa-se de portugueses...” estampavam os jornais da época. Em um momento de dificuldades econômicas e de carestia, esses imigrantes tornavam-se concorrentes e rivais dos trabalhadores brasileiros, considerados vadios e desordeiros.

“Mata galegos!” era o grito que expressava os ressentimentos populares e podia dar início a uma escalada de insultos ou a uma agressão sanguinolenta. A luta pela sobrevivência criou e reeditou imagens diversas sobre os portugueses e os trabalhadores nacionais, ainda hoje vigentes em nosso cotidiano.

Historiador
Gladys Sabina Ribeiro

Gladys Sabina Ribeiro é professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre República Velha
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.