400 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Gladys Sabina Ribeiro
Coleção: Tudo é História
Páginas: 69
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1990
Idioma: Português
No Rio de Janeiro do início do século, a presença dos portugueses era expressiva. Constituíam a mão-de-obra preferida e valorizada pelos patrões.
“Precisa-se de portugueses...” estampavam os jornais da época. Em um momento de dificuldades econômicas e de carestia, esses imigrantes tornavam-se concorrentes e rivais dos trabalhadores brasileiros, considerados vadios e desordeiros.
“Mata galegos!” era o grito que expressava os ressentimentos populares e podia dar início a uma escalada de insultos ou a uma agressão sanguinolenta. A luta pela sobrevivência criou e reeditou imagens diversas sobre os portugueses e os trabalhadores nacionais, ainda hoje vigentes em nosso cotidiano.
Gladys Sabina Ribeiro é professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).
Esse livro ainda não foi resenhado.