Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Cidadelas da Ordem: A doença mental da República Velha

319 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Cidadelas da Ordem: A doença mental da República Velha, de Maria Clementina Pereira Cunha
Informações técnicas

Autor: Maria Clementina Pereira Cunha
Coleção: Tudo é História
Páginas: 79
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1990
Idioma: Português

Sinopse

Orates, vesânicos, lunáticos, alienados, doidos, insanos, dementes - os seres diferentes existiram em todas as sociedadesde todos os tempos. No entanto, a maneira como foram e são encarados pode mudar cosideravelmente com os sistemas políticos. Neste estudo, você vai acompanhar a trajetória do "louco" de engraçado personagem, solto pelas ruas e aceito pela população das cidades brasileiras do século passado, a perigoso doente, trancado em hospícios e tratado por especialistas, passagem esta que coincide com o início do regime republicano no Brasil.

Historiador
Maria Clementina Pereira Cunha

Maria Clementina Pereira Cunha (1949-) é professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp e desde 1995 coordena o Centro de Pesquisas em História Social da Cultura do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas dessa universidade. Possui graduação em História Social pela Universidade de Brasília (1971), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre República Velha
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.