Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

Revolução de 1930: A dominação oculta

959 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Revolução de 1930: A dominação oculta, de Ítalo Tronca
Informações técnicas

Autor: Ítalo Tronca
Coleção: Tudo é História
Páginas: 101
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1982
Idioma: Português

Sinopse

Até 1930, a política tinha seus rumos traçados por dois grupos econômico: os cafeicultores paulistas e os pecuaristas mineiros, que se revezavam no poder. Era a chamada política do "café com leite", típica de um país eminentemente agrário e incapaz de atender as aspirações de uma emergente classe média urbana que também queria sua parte neste café da manhã. Com Getúlio Vargas, a Revolução de 1930 veio se apoiar nessa classe média e promoveu uma ruptura definitiva na História do Brasil: acabou a aliança do "café com leite", deu as bases para a industrialização e assim trouxe o país para o século XX.

Historiador
Ítalo Tronca

Jornalista profissional de 1961 a 1972. Formado em História pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título de doutor com uma tese sobre o papel dos militares no processo de industrialização do Brasil no pós-30. Integra desde 1973 o quadro de professores do Departamento de História da Unicamp.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução de 1930
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.