Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Opulência e Miséria das Minas Gerais

423 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Opulência e Miséria das Minas Gerais, de Laura de Mello e Souza (Laura Vergueiro)
Informações técnicas

Autor: Laura de Mello e Souza (Laura Vergueiro)
Coleção: Tudo é História
Páginas: 86
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

Quando a capitania das Minas Gerais conhecia o seu apogeu, milhares de homens viviam na miséria, passavam fome, vagavam sem destino pelos arraiais, tristes frutos deteriorados de um sistema econômico doente e de uma estrutura de poder violenta. Sintetizando a situação colonial de modo exemplar, Tiradentes se referia às Minas como um lugar desgraçado.

Historiador
Laura de Mello e Souza

Laura de Mello e Souza é uma historiadora e professora universitária brasileira. É irmã da também historiadora Marina de Mello e Souza. Nasceu e estudou em São Paulo, foi docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1983, encontrando-se aposentada desde agosto de 2014. Desde setembro de 2014, ocupa a cátedra de História do Brasil na Universidade de Paris IV - Sorbonne. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre-Docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (1993). Foi Chefe do Departamento de História entre 1999 e 2001. Foi Vice-Coordenadora do Programa de História Social entre 2002 e 2004.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Mineração no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.