Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A intervenção estrangeira durante a revolta de 1893

340 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A intervenção estrangeira durante a revolta de 1893, de Joaquim Nabuco
Informações técnicas

Autor: Joaquim Nabuco
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 147
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1896
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Joaquim Nabuco estuda neste livro a participação estrangeira na Revolta da Armada em 1893. Monarquistas, os rebeldes liderados por Custódio de Melo e, mais tarde com a adesão de Saldanha da Gama, poderiam bombardear a cidade do Rio de Janeiro. Floriano Peixoto solicita a ajuda de forças internacionais. Os revoltosos têm o auxílio, quase humanitário, do comandante do navio português Mindelo, Augusto de Castilhos. A opinião pública, aos poucos, modifica o ponto de vista, a partir dos artigos de Joaquim Nabuco, publicados na imprensa, em 1895, e reunidos neste livro. É um estudo de história diplomática e uma análise que reverte o enfoque que, até então, vinham fazendo os críticos deste fato histórico.

Político
Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) foi um político, diplomata, jurista, orador e jornalista pernambucano formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um famoso abolicionista, e os seus livros mais famosos são relatos das discussões políticas que cercavam esse tema, no final do século 19.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil República
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.