Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

O Ocaso do Império

456 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Ocaso do Império, de Oliveira Viana
Informações técnicas

Autor: Oliveira Viana
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 166
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1925
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

Oliveira Vianna escreveu O Ocaso do Império em 1925, a pedido de Max Fleiuss, secretário perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A data não era casual. Naquele ano celebrava-se o centenário de nascimento de Dom Pedro II. Ou se tentava celebrar, porque em torno da idéia se travou na capital da República uma grande batalha política e ideológica. A polêmica começara na realidade já em 1920 durante os preparativos para as festas do centenário da Independência. Uma lei desse ano, assinada por Epitácio Pessoa, revogara o banimento da família imperial e autorizara o traslado para o Brasil dos restos mortais do Imperador e da Imperatriz. Houve protestos entre republicanos. Mas não eram só monarquistas e simpatizantes que apoiavam a medida. Também republicanos desencantados voltavam-se para o antigo regime e o avaliavam positivamente em relação ao novo. Em 1921, os restos mortais dos imperadores chegaram ao Brasil. As festas da Independência celebraram-se com pompa, mas não sem manifestações voltadas para a necessidade de republicanizar um regime já tido, mesmo por republicanos, como corrompido.

Sociólogo
Francisco José de Oliveira Viana

Francisco José de Oliveira Viana (1883-1951) foi um professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro. Foi o primeiro sociólogo sistemático do Brasil, sendo responsável por boa parte da sistematização das Ciências Sociais brasileiras. Foi chamado por Assis Chateaubriand de "obra-prima de nossa cultura sociológica".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Segundo Reinado
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.