Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

O Rio de Janeiro do meu tempo

346 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Rio de Janeiro do meu tempo, de Luís Edmundo
Informações técnicas

Autor: Luís Edmundo
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 680
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1938
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

Obra escrita por um dos melhores historiadores e memorialistas do Rio de Janeiro. Autor igualmente de O Rio de Janeiro no tempo dos Vice-Reis e A Corte de D. João no Rio de Janeiro, sua atividade de literato, que acumulava com a de jornalista do extinto Correio da Manhã, circunscreveu-se, basicamente, à história de sua cidade e, nos últimos anos de sua vida, às suas memórias. A respeito deste volume, lê-se no prefácio: “O Rio de Janeiro do meu Tempo foi sua obra mais conhecida. Nela, Luís Edmundo (1880-1961) extravasou o seu imenso amor por sua cidade, contando as histórias e falando dos ambientes por ele vividos na virada do século, em sua dupla condição de participante e testemunha.” Ao ágil estilo de Luís Edmundo somam-se, nesta edição, ilustrações de J. Carlos, Calixto e Armando Pacheco, dentre outros, formando uma coleção de estilos, que variam do bico de pena detalhista à caricatura traçada a largos movimentos, o que mantém o sabor típico da época. Nesta obra, compõe-se o mais rico painel jamais feito sobre o Rio de Janeiro. 

Jornalista
Luís Edmundo de Melo Pereira da Costa

Luís Edmundo de Melo Pereira da Costa (1878-1961) foi um jornalista, poeta, cronista, teatrólogo e orador brasileiro. Foi o terceiro ocupante da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 18 de maio de 1944, sucedendo Fernando Magalhães. Foi recebido pelo acadêmico Viriato Correia, em 2 de agosto de 1944.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Era Vargas
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.