Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Um diplomata na corte de Inglaterra O Barão do Penedo e sua época

241 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Um diplomata na corte de Inglaterra, de Renato Mendonça
Informações técnicas

Autor: Renato Mendonça
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 444
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: Século 19
Ano da edição: 2006
Idioma: Português

Sinopse

Um diplomata na corte de Inglaterra traça a biografia de Francisco Inácio de Carvalho Moreira, Barão do Penedo, desde a infância em Alagoas até a aposentadoria no Itamaraty. O volume não apenas revela o percurso do embaixador, mas também apresenta um painel do Segundo Reinado. Descreve as gestões financeiras da legação de Londres para industrializar o País, retrata os maiores abalos do Império com a Guerra do Paraguai e a Questão dos Bispos, o problema da escravatura e o da navegação do rio Amazonas. Um dos momentos culminantes da carreira de Carvalho Moreira é a crise conhecida como a Questão Christie, que levou ao rompimento entre o Brasil e a Grã-Bretanha. O Barão do Penedo tomou ativa participação no episódio, pois era embaixador em Londres. Mendonça pesquisou no Arquivo Penedo do Itamarati, que contém cerca de trezentos maços e pacotes com correspondência vastíssima. Escreve o ex-chanceler Celso Amorim “As relações entre o Brasil e a Grã-Bretanha no século XIX constituem um dos capítulos mais importantes na história diplomática do Brasil. Não são muitas as obras que analisam de forma mais detida as inúmeras vertentes do relacionamento anglo-brasileiro na época. Vem em boa hora, portanto, a reedição deste livro pelo Senado Federal”.

Político
Renato Mendonça

Renato Firmino Maia de Mendonça (1912-1990), diplomata das Alagoas. Ingressou no serviço exterior em 1934, como “cônsul de 3a classe”. Renato Mendonça se aposentou no final de 1977, após 43 anos de serviços contínuos, e veio a falecer no Rio de Janeiro em 1990. Ao conquistar, pelo Colégio D. Pedro II, o título de bacharel em Ciências e Letras (1931) – tendo obtido, em 1935, o de bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro –, Renato Mendonça já destacava o impacto da cultura negro-africana na formação social do Brasil. Publicou duas dezenas de obras, geralmente em temas históricos e diplomáticos, com incursões na linguística e na antropologia. (Fonte:Diplomatizzando)

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Segundo Reinado
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.