Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

A ilusão americana

267 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A ilusão americana, de Eduardo Prado
Informações técnicas

Autor: Eduardo Prado
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 118
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1893
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

Segundo o próprio autor, Eduardo Prado, o livro foi escrito “sustentando a doutrina política de que o Brasil deve ser livre e autônomo perante o estrangeiro”, o que não deve ter agradado às autoridades da época. Sobre a obra, Rui Barbosa afirmou em suas Cartas de Inglaterra: “Há, entre nós, nativistas, que projetam estátuas a Monroe, julgam praticar ato de republicanos, suscitando para amparo do Brasil o protetorado dos Estados Unidos. Desmistificar a fraternidade americana, esse o delito do autor”. 

Jornalista
Eduardo Prado (Frederico de S.)

Eduardo Paulo da Silva Prado (1860-1901) foi um advogado, jornalista e escritor brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras e um dos mais importantes analistas da vida política do Brasil. Monarquista convicto, era amigo do Barão do Rio Branco e colaborador da edição de Le Brésil em 1889, obra publicada por ocasião da Exposição Internacional de Paris, comemorativa do centenário da Revolução Francesa. Trabalhou como adido na delegação brasileira em Londres, durante o Império. Conheceu diversos países europeus e também o Egito. Dessas viagens, faria observações meticulosas no livro Viagens, publicado em Paris no ano de 1886. Com a proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889, passou a combater, em livros e jornais, os atos praticados pelo governo republicano, usando o pseudônimo Frederico de S.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre República Velha
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.