Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Naus no Brasil Colônia

564 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Naus no Brasil Colônia, de José Eduardo P. de Godoy
Informações técnicas

Autor: José Eduardo P. de Godoy
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 681
Editora: Senado Federal
Ano da edição: 2008
Idioma: Português

Sinopse

Esta pesquisa procura identificar esquadras, frotas, armadas e flotilhas que estiveram no litoral brasileiro no período colonial e organizar uma relação delas.

Organizado em ordem alfabética – e cronológica em relação das esquadras e armadas militares e frotas mercantes –, esta obra oferece ao leitor uma sinopse com amplo registro de embarcações (de navios a simples canoas, nacionais ou estrangeiros, mercantes ou de guerra, isolados ou integrando frotas) que por aqui navegaram no período compreendido entre 1500 e 1822. Compõem o livro: lista das esquadras, índice onomástico, lista de capitães e comandantes de esquadras, catálogo de naufrágios, breve catálogo de batalhas, glossário dos tipos de embarcações. O livro, em que se mostra a fonte de cada informação, serve de “dicionário” das naus, um catálogo geral que certamente será muito útil para os pesquisadores e interessados no tema. 

José Eduardo Pimentel de Godoy

José Eduardo Pimentel de Godoy, conhecido como “Siruga”, é um auditor-fiscal do Tesouro Nacional, escritor e historiador, um dos “imortais” da Academia Amparense de Letras (AAL) e membro do Instituto Genealógico Brasileiro. Ele também dirigiu o célebre museu da Casa dos Contos de Ouro Preto, além de haver sido o responsável pelo Projeto Memória da Receita Federal. José Eduardo já colaborou na imprensa amparense e de Brasília. Publicou “Tributos, Obrigações e Penalidades Pecuniárias de Portugal Antigo” em parceria com Tarcízio Dinoá Medeiros e, mais recentemente, cinco volumes que integram a Coleção Memória Tributária (História da Administração Tributária Brasileira). É de sua autoria o livro “Naus no Brasil-Colônia”. É autor de aproximadamente 1.500 crônicas e notas sobre a história dos tributos e da administração fiscal brasileira e está elaborando um “Dicionário da História dos Impostos Brasileiros”, bem como um “Dicionário do Amparo”.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.