Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Instituições políticas brasileiras

261 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Instituições políticas brasileiras, de Oliveira Viana
Informações técnicas

Autor: Oliveira Viana
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 584
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1949
Ano da edição: 2019
Idioma: Português

Sinopse

As origens do nacionalismo político brasileiro, os resquícios patriarcais do colonialismo e as influências europeias. Essas e outras questões tangentes ao projeto de nação idealizado por aqueles responsáveis pela fundação do País estão presentes no lançamento deste mês: Instituições políticas brasileiras (vol. 259), do historiador, jurista, sociólogo e membro da Academia Brasileira de Letras Francisco José de Oliveira Viana.

Sua vasta produção bibliográfica, nos campos da sociologia, ciência política, direito social e trabalhista, etnologia brasileira e história do Brasil, sempre mostrou cuidado na interpretação crítica da realidade brasileira, expondo as dificuldades das instituições políticas em traduzir os anseios populares. Para o autor, o liberalismo não era possível de ser aplicado no Brasil por acentuar ainda mais as desigualdades, promovendo a descentralização política e a desagregação da coesão nacional. Um Estado centralizador, intervencionista e autoritário seria a solução.

Na obra, Oliveira Viana aprofunda seus estudos sobre o nacionalismo político, tais como: as estruturas do Estado, a questão das liberdades individuais e a metodologia do direito público. Temas como cultura, comportamento e tecnologia dão o tom do autor sob sua ótica conservadora da sociedade e do sistema político. Viana estuda de forma ampla o espírito não solidário e disperso da sociedade brasileira, trazido pelo liberalismo europeu, prejudicial à coesão e consolidação de uma identidade nacional.

Instituições políticas brasileiras é uma oportunidade para conhecer um dos teóricos mais importantes do pensamento conservador, importante para a consolidação do chamado pensamento “autoritário constitucional” no Brasil.  Além de um minucioso índice onomástico ao final, o volume contém um alentado estudo introdutório sobre o autor, realizado pelo filósofo e historiador Antonio Paim.

Sociólogo
Francisco José de Oliveira Viana

Francisco José de Oliveira Viana (1883-1951) foi um professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro. Foi o primeiro sociólogo sistemático do Brasil, sendo responsável por boa parte da sistematização das Ciências Sociais brasileiras. Foi chamado por Assis Chateaubriand de "obra-prima de nossa cultura sociológica".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Império
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.