Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Memórias do meu tempo

238 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Memórias do meu tempo, de João Manuel Pereira da Silva
Informações técnicas

Autor: João Manuel Pereira da Silva
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 628
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1897
Ano da edição: 2003
Idioma: Português

Sinopse

Memórias políticas do Segundo Reinado, os registros e comentários do João Manuel Pereira da Silva cobrem os acontecimentos nacionais do período de julho de 1840 a dezembro de 1886. Trata-se, portanto, de uma extensa crônica política escrita de forma ágil, em que o autor busca demonstrar a excelência das instituições da Monarquia parlamentar constitucional brasileira. Pereira da Silva analisa igualmente a situação financeira do Segundo Reinado, tornando esse livro o mais circunstanciado e detalhado sobre a administração das finanças publicas do período enfocado. Memórias do meu tempo traz ainda a introdução feita por Ricardo Tasinafo. 

Político
João Manuel Pereira da Silva

João Manuel Pereira da Silva (1817-1898) foi um escritor brasileiro. Filho de Miguel Joaquim Pereira da Silva e Joaquina Rosa de Jesus e Silva, abastados comerciantes portugueses. Estudou direito em Paris, formando-se em 1838. Retornando ao Brasil, dedicou-se à literatura, escrevendo textos ficcionais com ambientação histórica, como os folhetins Religião, Amor e Pátria e O Aniversário de D. Miguel em 1828- publicados pelo Jornal do Commercio. Fundou em 1839, junto com Pedro de Alcântara Bellegarde e Josino do Nascimento Silva, a Revista Nacional e Estrangeira, que circulou até 1841. Foi deputador pelo Partido Conservador no Império, mas após a proclamação da República, deixou a vida parlamentar e se recolheu à vida pessoal. Escreveu a partir de 1895 um livro intitulado Memórias do Meu Tempo, que descreve a vida política brasileira entre 1840 e 1886.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Segundo Reinado
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.