Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Segunda viagem a São Paulo e quadro histórico da província de São Paulo

225 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Segunda viagem a São Paulo e quadro histórico da província de São Paulo, de Auguste de Saint-Hilaire
Informações técnicas

Autor: Auguste de Saint-Hilaire
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 244
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1830
Ano da edição: 2016
Idioma: Português

Sinopse

De acordo com Afonso E. Taunay, na primeira viagem a São Paulo, Saint-Hilaire “viera de Goiás depois de atravessar o Triângulo Mineiro. Na segunda resolveu ir do Rio de Janeiro a Minas, passando pelo registro do Rio Preto, Barbacena, São João d’El Rei, Aiuruoca, Baependi e Pouso Alto, para depois, descendo a Mantiqueira, chegar à Cachoeira e Guratinguetá. Daí tomaria o rumo de Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes e, afinal, São Paulo.” Acrescido também de um Quadro Histórico da Província de São Paulo, o volume apresenta tais relatos, todos feitos com muito rigor científico; desse modo, representam um valioso contingente de informações sobre uma das mais importantes regiões brasileiras. 

Fonte primária
Auguste de Saint-Hilaire

Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire (1779-1853) foi um botânico, naturalista e viajante francês. O estudioso pertenceu aos primeiros grupos de cientistas, vindos da Europa, para realizarem suas pesquisas e explorações no Brasil Colônia, durante os anos de 1816 e 1822, período no qual a corte portuguesa estava instalada no país, na cidade do Rio de Janeiro. Como resultado de suas expedições pelo território brasileiro, Auguste de Saint-Hilare reuniu mais de 30 mil amostras de plantas e animais. A maioria das espécies coletadas era descrita pela primeira vez na história em seus livros, por esse motivo seus cadernos de campo ficaram tão conhecidos. Ainda hoje, passados mais de 200 anos desde Saint-Hilaire chegou ao Brasil, sua presença ainda é comemorada e seus estudos ainda são revisitados.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Relatos de viajantes pelo Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.